AULA 01
Economia é a fim de satisfazer suas necessidades da melhor maneira possível.
Por tudo isso, podemos perceber que não existe uma única base do pensamento econômico, fazendo da ciência econômica uma ciência social, e não uma ciência exata. Isto gera um certo analfabetismo econômico, baseado na impressão de que os assuntos econômicos são chatos e complexos nas suas formulações e análises.
Os recursos (ou fatores) de produção são: Terra: recursos naturais (reservas naturais), Trabalho: recursos humanos (mão de obra), Capital: máquinas e equipamentos utilizados na produção (acúmulo de riquezas)
MICROECONOMIA: Analisa o comportamento individual das unidades econômicas.(familias, empresas, comsumidores entre outros)
MACROECONOMIA: Analisa o funcionamento da Economia como um todo, de um país. Realiza uma visão simplificada e abstrata da Economia.
Analisa o modo mais eficiente de empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços
AULA 2
Tudo que é escassos tem um preço.
A Economia, portanto, é a ciência que estuda a escassez de uma organização social. Toda e qualquer organização social, seja ela capitalista ou não, deve resolver algumas questões fundamentais. Veja quais são:
Quais os produtos que devem ser produzidos?
Como Produzi-los?
Quantos produzi-los?
Para quem produzi-los?
O que são bens econômicos?
Todo e qualquer bem é definido como bem econômico quando é escasso, ou seja, está em quantidade limitada devido à também limitação dos recursos utilizados na sua produção. São caracterizados pelas suas utilidades, pela sua escassez (e por serem transferíveis) nos mercados, cujas quantidades não são suficientes para satisfazer todas as pessoas. Necessidades humanas são sensações de carências por algum bem ou serviço, unidas ao desejo de satisfazê-las. As necessidades humanas podem ser naturais, sociais, coletivas ou públicas, primárias ou secundárias.
Os bens econômicos podem ser de dois tipos:
• material – objetos que podemos atribuir características físicas (ex: peso, forma);
• ‘imaterial’ ou serviço – toda e qualquer atividade (não material); com caráter abstrato (ex: serviços bancários, aulas ministradas, transportes).
CPP - Curva de Possibilidades de Produção
“(...) numa determinada economia (ou organização) com um conjunto de fatores de produção limitados, e dado um determinado nível de desenvolvimento tecnológico, a produção de um determinado produto X adicional, implica necessariamente em reduzir a produção de um outro produto Y e vice-versa”. (Vasconcellos e Garcia, p.5)
O sacrifício ou a escolha de diminuir a produção de parte do produto Y para produzir mais do produto X, e vice-versa, implica no que os economistas chamam de (Conceito de) Custo de Oportunidade.
Sistema econômico centralizado ou planificado:
Organizado diretamente por uma agência de Estado, onde todo e qualquer planejamento das condições econômicas está vinculado diretamente pelas decisões desta entidade e onde os meios de produção pertencem, de uma maneira geral, a ela.
Sistema econômico capitalista ou de mercado:
O funcionamento da economia é regido pelas forças de mercado, predominando a livre-iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção.
Aula 3
O livre jogo da oferta e demanda é uma peça-chave no funcionamento de toda a economia de mercado, na visão microeconômica. É através das relações de oferta e demanda que o equilíbrio de mercado é obtido.
A demanda (ou procura) de uma determinada pessoa ou grupo de pessoas por um determinado produto X indica o quanto esta pessoa ou grupo de pessoas desejam consumir, a dado preço, esse produto num determinado período de tempo.
- Varia em funça do seu próprio preço(Px), do preços de produtos concorrentes(Py, Pz) e da renda do consumidor(R).
- Está relacionada à quantidade do produto que uma pessoa quer consumir, a preço e espaço de tempo determindados.
- Função coeteris paribus: Qx = f (Px, Py, Pz, R)t
Exercicio:
A oferta (de uma mercadoria em um determinado mercado) é a quantidade de um produto X (Qx) que um produtor ou conjunto de produtores está disposto a vender, a determinado preço, em um período de tempo.
Exercicio:
Fatores que influenciam o nível da oferta do produto X
Além do preço, o nível da oferta do produto X no mercado é influenciado por outros fatores. Dentre estes fatores, destacam-se:
- os custos com os fatores de produção, tais como pagamentos de salários e preços das matérias-primas;
- alterações no nível de tecnologia;
- aumento da quantidade de empresas no mercado.
- Quando o preço do produto aumenta, produtor disponibiliza-o em maior quantidade.
- Está relacionada à quantidade de um produto que um produtor está disposto a vender, a preço e períodos de tempos determinados.
Qualquer modificação no preço do produto (Px) gera mudanças na quantidade ofertada, isto é, mudanças do nível da oferta ao longo da própria curva.
Além disso, toda e qualquer variação nos custos dos fatores e no nível tecnológico, por exemplo, coeteris paribus, acabam acarretando um deslocamento da curva de oferta (ou modificações na oferta de mercado).
Exercicio:
I. Toda e qualquer empresa é uma unidade de produção básica. Contrata trabalho e compra fatores de produção com o fim de tentar vender (gerando a oferta de) bens e serviços.
II. As trocas existem porque trazem vantagens para os seus participantes, sejam eles demandantes ou ofertantes. E quando se introduz o dinheiro, o intercâmbio torna-se muito mais fácil e rápido.
III. Mercado é toda instituição social na qual bens e serviços, assim como os fatores de produção, são trocados livremente.
IV. A curva de demanda (de mercado) mostra a relação entre a quantidade demandada de um produto (por todos os indivíduos, ou consumidores) e seu preço, mantendo constantes outros fatores (tais como renda e preços de outros produtos).
Aula 4
Princípios Fundamentais da Microeconomia
Mercado - Em relação ao que estamos estudando, o mercado é o local ou contexto no qual compradores
e vendedores tendem a comprar e a vender produtos; no caso da microeconomia, tem-se um mercado para cada bem e/ou serviço no sistema econômico.
e vendedores tendem a comprar e a vender produtos; no caso da microeconomia, tem-se um mercado para cada bem e/ou serviço no sistema econômico.
Preço - Nos mercados específicos, são formados os preços. Um preço de um determinado bem e/ou serviço é a sua relação de troca pelo dinheiro, ou seja, é a quantidade de reais (R$) necessários para ser transacionada uma unidade da mercadoria (bem e/ou serviço).
Funções - De acordo com o contexto de mercados específicos, apresentam-se funções que demonstram relações entre compradores e vendedores, ou seja, uma função mostra a relação entre duas ou mais variáveis; indicando como o valor de uma variável (chamada dependente) depende e pode ser calculado pela especificação do valor de uma ou mais variáveis (definidas como variáveis independentes).
A teoria de mercado na Microeconomia nos demonstra, então, que um mercado é compreendido como um local (ou uma unidade econômica), ou mesmo uma convergência, onde são encontrados compradores e vendedores. O mercado é o local em que realizam-se as forças de oferta e demanda por bens e/ou serviços e onde são formados os preços.
Também chamando de teoria dos preços, estuda através dos consumidores e empresas
Funções - De acordo com o contexto de mercados específicos, apresentam-se funções que demonstram relações entre compradores e vendedores, ou seja, uma função mostra a relação entre duas ou mais variáveis; indicando como o valor de uma variável (chamada dependente) depende e pode ser calculado pela especificação do valor de uma ou mais variáveis (definidas como variáveis independentes).
A teoria de mercado na Microeconomia nos demonstra, então, que um mercado é compreendido como um local (ou uma unidade econômica), ou mesmo uma convergência, onde são encontrados compradores e vendedores. O mercado é o local em que realizam-se as forças de oferta e demanda por bens e/ou serviços e onde são formados os preços.
Também chamando de teoria dos preços, estuda através dos consumidores e empresas
1-A hipótese que calcula o efeito de uma variável sobre outra variável chama-se coeteris paribus.
2- A teoria é uma hipotese que foi testada com sucesso, pela sua capacidade de prever com precisão e explicar.
3- A divisão econômica que se preocupa com a análise do comportamento das unidades econômicas na formação dos preços em mercados específicos chama-se Microeconomia.
3- A divisão econômica que se preocupa com a análise do comportamento das unidades econômicas na formação dos preços em mercados específicos chama-se Microeconomia.
4- O mercado é um lugar em que grupos de pessoas se encontram para comprar e vender bens e/ou serviços.
Aula 05
A Economia e o Sistema Econômico
Exemplo de aplicação do cálculo de elasticidade-preço demanda (Epd)
Suponhamos que, em um determinado mercado, o preço do pacote do café A muda de R$ 5,00 para R$ 5,50. Devido a essa mudança no preço, a quantidade demandada pelo pacote do café A, tende a cair de 40 para 34 unidades o pacote por mês em um mercado.
Neste sentido, qual o valor da elasticidade-preço da demanda pelo pacote do café A?
A mudança para baixo na quantidade foi de 6 unidades de pacotes (isto é: 40 – 34). Em termos percentuais isso equivale a 15% pois, a quantidade era de 40 unidades a R$ 5,00 (que era o preço inicial). Quando houve a elevação do preço para R$ 5,50 ocorre uma queda na quantidade demandada de 15% [100(40 -34)%/100].
Nessa mesma análise, a alteração absoluta no preço foi de R$ 0,50 (ou seja: 5,50 – 5,00) para cima. Em termos percentuais, isto equivale a um aumento de 10%, pois o preço inicial era R$ 5,00 e aumentou para R$ 5,50 [100(5,50 – 5,00)%/5,00].
Os percentuais das variações na quantidade demandada e no preço podem ser calculados por meio de uma regra de três simples, conforme podemos ver abaixo.
Se a quantidade era 40 e caiu para 34, há uma queda de 6 unidades do pacote de café A. Então, a regra é: se 40 equivale a 100%, a quanto equivalerá 6 unidades (a menos)?
40 ---------- 100%
6 ------------ x %
Pela regra de três, temos: 40.x = 100 * 6 → x = 1500/100 → x = 15%.
Da mesma forma, podemos ver que o preço aumentou de R$5,00 para R$5,50. O aumento foi de R$0,50. Se R$5,00 era 100% do preço, quanto será 0,50?
5,00 ---------- 100%
0,50 ------------ y %
Pela regra de três, temos: 5.x = 100 * 0,50 → x = 50/5 → y = 10%.
Logo, aplicando a fórmula, temos que o resultado da elasticidade-preço da demanda desta reação (ou mudança) é:
Epd = (Var%Qd)/(Var%Pp) = 15%/10% = 1,5.
Este número representa uma demanda elástica, como veremos no próximo item.
ELASTICIDADE: Mede a sensibilidade(ou resposta) da quantidade em função das mudanças(ou modificações de algum dos seus fatores determinantes.
Inelástica - A demanda por um determinado produto é inelástica quando a elasticidade-preço da demanda (Epd) tem um resultado cujo valor é menor que 1,0. Isso significa que a variação percentual do preço excede a variação percentual na quantidade. Os consumidores são menos sensíveis (ou relativamente insensíveis) à variações no preço.
Elasticidade Unitária - Se a elasticidade-preço da demanda por um produto for igual a 1,00, diz-se que a sua demanda é de elasticidade unitária (ou neutra). Melhor dizendo, a variação percentual na quantidade é igual a variação percentual no preço. Os consumidores têm sensibilidade relativa em função das variações do preço.
Elástica - A demanda por um determinado produto é elástica quando a elasticidade-preço da demanda (Epd) tem um resultado cujo valor é maior que 1,0. Isso significa que a variação percentual na quantidade excede a variação percentual do preço. Os consumidores são bastante sensíveis à variações no preço.
No caso do tabelamento, o governo determina que o bem e/ou serviço não pode ser negociado acima de um certo nível (ou valor) estabelecido.
No que se refere aos pisos de preços, é o contrário, isto é, o governo “impõe” que o produto não pode ser negociado abaixo de um nível (ou valor) instituído. Porém, tais intervenções tendem a acarretar racionamentos, alteração de qualidade do produto, mercado negro e violação da Lei.
No que diz respeito aos impostos (ou tributos), sabe-se que quem recolhe a totalidade dos mesmos é a empresa. Entretanto, isto não significa que é ela que efetivamente paga todos estes impostos, e este assunto é muito importante na análise dos mercados.
Variação de impostos e subsídios: No ato do recolhimento, um aumento de impostos representa um aumento de custos de produção para a empresa. Se ela quiser continuar vendendo as mesmas quantidades anteriores, terá que elevar o preço de seu produto, ou seja, procurará repassar o imposto para o consumidor. Se não fizer isto, terá que reduzir seu volume de produção.
No que se refere aos pisos de preços, é o contrário, isto é, o governo “impõe” que o produto não pode ser negociado abaixo de um nível (ou valor) instituído. Porém, tais intervenções tendem a acarretar racionamentos, alteração de qualidade do produto, mercado negro e violação da Lei.
No que diz respeito aos impostos (ou tributos), sabe-se que quem recolhe a totalidade dos mesmos é a empresa. Entretanto, isto não significa que é ela que efetivamente paga todos estes impostos, e este assunto é muito importante na análise dos mercados.
Variação de impostos e subsídios: No ato do recolhimento, um aumento de impostos representa um aumento de custos de produção para a empresa. Se ela quiser continuar vendendo as mesmas quantidades anteriores, terá que elevar o preço de seu produto, ou seja, procurará repassar o imposto para o consumidor. Se não fizer isto, terá que reduzir seu volume de produção.
1-Em um sistema de livre iniciativa privada, o sistema de preços restabelece a posição de equilíbrio (Vasconcellos, pág. 37) :
2- Marque a alternativa incorreta.
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