Os sistemas econômicos agrupam os vários aspectos de organização de uma sociedade: forma política, social e econômica, e estão divididos em três elementos fundamentais. Veja quais são.
Este é o segmento da economia que planta, colhe, cria e prospecta matérias-primas, como na agricultura, na pecuária, na pesca, e no extrativismo mineral. (Representa 06 % do PIB do Brasil)
* Produtividade Marginal (PMg) é a variação do produto, de acordo com a variação de uma única unidade de insumo de produção, considerado em determinado período de tempo.
*Lei dos Rendimentos determina que, ao aumentar o insumo, sendo dada a quantidade de um isumo fixo, a Produtividade Marginal (PMg) do fator variável cresce até cento ponto e, a partir daí, decresce, até tornar-se negativa.
O
Monopólio só existe se houver um e apenas um vendedor em um determinado mercado, oferecendo produtos ou serviços, sem substitutos. Este vendedor exerce o total controle da matéria-prima ou do produto / serviço acabado.
Existe apenas um ofertante.
Existem barreiras à entrada no mercado.
Outras formas de Monopólio:
MONOPSÔNIO é um tipo de estrutura onde ocorre o monopólio na compra dos fatores de produção. É uma estrutura caracterizada pela existência de um único grande demandante, que detém grande parcela do mercado de modo que os ofertantes de tais fatores de produção, ou produtores e distribuidores, atuem de acordo com seus próprios interesses comerciais.
O MONOPÓLIO BILATERAL é um mercado bem peculiar, pois é composto por um grande demandante e um grande ofertante e cada um deles controla as pontas de compra e venda do mercado.
POLÍTICAS ANTIMONOPÓLIO:
Legislação – no Brasil, a CF 1988 Art. 170, mais a Lei 8.137 (27 dez 1990) sobre os
Crimes Contra a Economia e as Relações de Consumo, que abordam questões da livre
concorrência e de legislação antitruste (leis e regras que proíbem ações que limitem ou
tenham possibilidade de limitar a concorrência, Pindick & Rubinfeld, Microeconomia, 5ª Ed,
São Paulo – Prentice Hall)
Agências Reguladoras - no Brasil, os governos têm criado uma boa quantidade delas para
promover o controle do mercado diante de atividades essenciais, como:
ANA – Agência Nacional de Águas;
ANP – Agência Nacional do Petróleo;
ANS – Agência Nacional de Saúde, dentre outras.
Mercado de Oligopólio: É uma estrutura formada por uma pequena quantidade de empresas em estrutura oligopolista que domina a oferta e que gera alto grau de concentração de mercado. Tais empresas influenciam os preços de forma ostensiva, propiciando uma reação contra o abuso de poder econômico a outras empresas com menor concentração de mercado.
Existem o Oligopólio Concentrado, com pequeno número de empresas(indústria automobilística) e o Oligopólio Competitivo(Nestlé, Brahma, Antártica, Coca-Cola), com pequeno número de empresas dominando um setor com muitas empresas.
Ocorre quando existe uma grande similaridade nas características dos produtos das empresas participantes da estrutura, ou seja, os produtos são homogêneos (quase iguais)e estão dentro de uma alta escala de produção.
ATIVIDADE
Aula 8: Estruturas Econômicas Setoriais: Concorrência
Monopolística e Concorrência Perfeita
A estrutura de Concorrência Monopolística tem laços de semelhança com a estrutura de Concorrência Perfeita. No entanto dela difere, pois as empresas componentes desta estrutura produzem bens diferentes*, mas com produtos substitutos quase iguais a seus concorrentes.
*(Tais diferenças são absolutamente sutis, refletidas por pequenas diferenças conceituais no formato ou na comercialização.
A estrutura de
Concorrência Perfeita *, ou competição pura, em termos de consumidor, é melhor que as outras estruturas porque propõe um funcionamento adequado para a economia, pois atende aos receitos básicos da concorrência e serve de parâmetro em relação às outras estruturas de mercado.
*(Este mercado é inteiramente impessoal e, por ter um grande número de empresas de forma isolada, não afeta os níveis de oferta no mercado, e por decorrência, o preço de equilíbrio. O mercado é regido por forças impessoais.)
Quatro importantes condições definem a
concorrência perfeita. Consideradas em conjunto, essas condições garantem um mercado livre e impessoal, onde as forças da demanda e da oferta, ou receita e custo, determinam a alocação de recursos e a distribuíção das receitas.
Atomicidade (Grande número de pequenas empresas ) - os agentes econômicos no mercado devem ser pequenos em relação a este, não podendo exercer influência perceptível no preço.
Homogeneidade ( Produto homogêneo ) - o produto de qualquer vendedor num mercado de concorrência perfeita, deve ser idêntico ao produto de qualquer outro vendedor. Os compradores são indiferentes ao produto de qualquer outro vendedor.
Quer dizer que os compradores são indiferentes quanto à empresa na qual eles adquirem o produto.
No caso de um vendedor apresentar um produto levemente diferenciado, ele tem um grau de controle sobre o mercado e assim sobre o seu preço, podendo afetá-lo, variando sua produção. Esta condição é incompatível com a concorrência perfeita.
Mobilidade ( Livre mobilidade de recursos ) - todos os recursos tem mobilidade perfeita.
A mão-de-obra é móvel geograficamente e entre funções e cargos nas empresas.
Os insumos não são monopolizados por um só proprietário ou produtor.
As empresas que podem entrar e sair de uma determinada atividade, sem a menor dificuldade.
Transparência (O perfeito conhecimento) - todos os que fazem parte da economia, sabem que vivem num mercado perfeitamente competitivo.
Nem sempre haverá um preço uniforme no mercado.
Os trabalhadores devem conhecer os salários oferecidos pelo mercado.
Os produtores devem conhecer seus custos tão bem quanto os preços, para maximizarem seus lucros.
O perfeito conhecimento requer boas projeções do futuro, tanto quanto excelente conhecimento do presente.
Atividade
O Mercado de Concorrência Perfeita é totalmente impessoal.CERTA
No Mercado de Concorrência Monopolística existem produtos diferentes, de várias marcas e de vários ofertantes.CERTA
O Mercado de Concorrência Monopolística é um mercado intermediário ao Monopólio e à Concorrência Perfeita.CERTA
O Mercado de Concorrência Monopolística pode ser confundido com o Oligopólio.
CERTA
Oligopólio pode ser homogêneo ou com diferenciação
CERTA
No Mercado de Concorrência, há poucas possibilidades de manobra por existirem bens e serviços substitutos próximos no mercado.
CERTA
EXERCÍCIO
1. O mercado de Concorrência Monopolística é:
1) um mercado que
pode ser confundido com o Monopólio, dentre outras razões porque, por possuir
produtos substitutos no mercado, não permite grande margem de fixação de preços.
2) um
mercado que pode ser confundido com Concorrência, dentre outras razões porque,
por possuir produtos substitutos no mercado, não permite grande margem de
fixação de preços.
3) um mercado que pode ser confundido com o Monopsônio, dentre
outras razões porque, por possuir produtos substitutos no mercado, não permite
grande margem de fixação de preços.
4) um mercado que pode ser confundido com a
Concorrência Pura, dentre outras razões, porque por possuir produtos substitutos
no mercado, não permite grande margem de fixação de preços.
5) um
mercado que pode ser confundido com o Oligopólio, dentre outras razões porque,
por possuir produtos substitutos no mercado, não permite grande margem de
fixação de preços. CERTA
2. O mercado de Concorrência Perfeita engloba, dentre outras, as seguintes
características:
1) diversidade,
homogeneidade, mobilidade e transparência.
2) atomicidade, homogeneidade, imobilidade e
transparência.
3) atomicidade, homogeneidade, mobilidade e transparência.
CERTA
4)
diversidade, homogeneidade, mobilidade e transparência.
5)
mobilidade, homogeneidade, mobilidade e pouca informação.
3.A
diferença entre as estruturas de Concorrência Monopolística e Concorrência Pura
ou Perfeita está principalmente em que a empresa em Concorrência
Monopolística produz bens:
1) diferentes, mas
com produtos substitutos quase iguais a seus concorrentes.
CERTA
2)
parecidos, mas com produtos substitutos bem diferentes dos de seus concorrentes.
3) parecidos
aos de seus concorrentes.
4) com diferenças pouco sutis, comparados aos bens de seus
concorrentes.
5) parecidos e com produtos substitutos bem parecidos com os de seus
concorrentes.
Aula 9: Definição e Caracterização dos Diferentes Tipos de
Mercado
Avaliação:
AV2.2012.2EAD-EMPRESAS E NEGÓCIOS-ADM0904
Disciplina:
ADM0904 -
EMPRESAS E NEGÓCIOS
Tipo de
Avaliação:
AV2
Aluno:
200902220309 -
FRANCO MARTINS FROTA
Nota da Prova:
6.5
Nota do
Trabalho:
Nota da Participação:
0
Total:
6,5
Prova On-Line
Questão: 1
(105384)
Os Custos de Troca são riscos que afetam na formação da cadeia de valor, pois
será necessária a efetivação de gastos que devem ser apropriados aos custos para
prever tal ocorrência, O conceito de Riscos de Troca na Cadeia de Valor pode ser
expresso pelo impacto: Pontos da Questão: 0,5
na substituição de matéria-prima.
da troca de um parceiro empresarial.
na dispensa de mão de obra indireta.
na perda de consumidores.
Questão: 2
(105018)
A estrutura de mercado
gera as bases competitivas para a s empresas tomarem suas decisões de quanto,
como e para quem produzir. Na concorrência perfeita: Pontos da
Questão: 0,5
vendedores determinam os preços
de venda.
compradores têm poder de
determinar o preço.
existe a livre força do
mercado.
setores da economia definem os
preços de venda.
Questão: 3
(105356) Todo ciclo completo fica estabelecido para uma
empresa, a partir do momento em que o mesmo abrange as etapas
de: Pontos da Questão: 0,5
Pré-produção até distribuição
Recrutamento
de mão de obra até transformação dos produtos
Exploração da
fonte primária até armazenamento
Contratação
de mão de obra até distribuição
Questão:
AV220112ADM0904009D (220782)4 - Que denominação recebe o
mercado econômico quando é composto por um pequeno número de empresas que
dominam a oferta e que geram alto grau de concentração do mercado? E como se
chama quando é caracterizado pela existência de um grande número de vendedores e
compradores sem que nenhum deles seja capaz de influenciar o mercado
? Pontos da Questão: 1,5
Resposta do Aluno:
Oligopólio e
Atomicidade
Gabarito:
a) Oligopólio ; b ) Concorrência Perfeita
Fundamentação do Professor:
Pontos
do Aluno:
Questão: 5
(105551) O Setor Secundário é constituído pelas empresas que transformam os
insumos de produção em produtos acabados. A relação física que mostra como os
insumos de produção são transformados em produtos é baseada em três fatores.
Assinale, dentre as alternativas a seguir, aquela que representa esses
fatores: Pontos da Questão: 0,5
Processo de tomada de
decisão da função produção, comportamento dos consumidores e
matéria-prima.
Instalações da empresa,
capital e organização eficiente da produção.
Comportamento dos
consumidores, organização eficiente da produção e processo de tomada de decisão
da função produção.
Organização eficiente da
produção, capital e comportamento dos consumidores.
Questão:
AV220112ADM0904015D (220775)6 -
Dentre alguns pontos fundamentais encontramos na teoria das organizações o
conceito de Estratégia, defina-o de forma sucinta. Pontos da
Questão: 1,5
Resposta do Aluno:
é plano ou um curso de ação, para a empresa atingir seus objetivos
planejados, para cumprir sua missão e
prioridades.
Gabarito:
Estratégia é um plano ou um curso de ação, considerando o ambiente
onde está inserida, para que a empresa atinja seus objetivos planejados,
considerando seus princípios básicos e visando cumprir sua missão traçada para a
orientação do negócio.
Fundamentação do
Professor:
Pontos
do Aluno:
Questão: 7
(105431) Considerando as palavras abaixo, marque a única alternativa CORRETA
que apresente as palavras a ele adequadas : Homogeneidade – Heterogeneidade
– Transparência – demanda – distribuição – Liquidez – comprometimento – mercado
- impessoal – pessoal – neutra Quatro importantes condições definem a
concorrência perfeita: Atomicidade, _______________, Mobilidade e
______________. Consideradas em conjunto, essas condições garantem um mercado
livre e ____________, onde as forças da demanda e da oferta determinam a
alocação de recursos e o (a) distribuição das receitas. Pontos
da Questão: 0,5
Transparência, Liquidez,
impessoal
Heterogeneidade,
Transparência, pessoal
Homogeneidade,
Transparência, impessoal
Liquidez, Comprometimento,
impessoal
Questão: 8
(107062) Por que poderia ser grande a tentação de utilizar um comportamento
de marketing antiético em situação de compras organizacionais? Pontos
da Questão: 1
Porque vendedores
TENDEM a fazer o que podem para realizar uma venda.
Porque as empresas não estão
dispostas a usarem recursos para vigiar seus colaboradores
Porque seria um desperdício
de tempo e dinheiro discutir questões de ética
Porque as empresas estão
muito mais preocupadas com a redução de custos
Questão: 9
(105659) Os planos de Recursos Humanos (RH) como diferencial competitivo e
de desenvolvimento dos colaboradores pressupõe: Pontos da Questão:
0,5
Solicitar um plano a
consultoria contratada e seguir as suas recomendações;
Fazer um plano de cargos e
salários;
Implantar uma
política de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT);
Envolver os procedimentos de
admissão. Demissão e capacitação dos funcionários;
Questão: 10
(107350) Considerando as preferências e restrições orçamentárias, pode-se
determinar como os consumidores podem escolher o quanto comprar de produtos e
serviços, para completar sua cesta de produtos. A respeito da cesta de
produtos é INCORRETO afirmar que: Pontos da Questão: 1
a cesta escolhida deverá
contemplar sempre a combinação preferida de bens e serviços desejados.
a cesta escolhida deverá
estar completamente dentro da renda auferida.
o somatório dos preços dos
produtos contidos na cesta não pode ser superior a renda disponível.
a cesta escolhida
não deverá estar completamente dentro da renda auferida.
...
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