quarta-feira, 16 de maio de 2012

Empresas e Negócios

Aula 1: Teoria de Sistemas Aplicada à Organização

O que é uma organização?
É um conjunto de funções específicas e similares, que formam um sistema de trabalho e transformam insumos de produção em produtos e serviços.

A Teoria de Sistemas nos ajuda a associar uma empresa ao conceito de sistema. 
1. Uma organização é um conjunto de: 






2. Um Sistema é:






3.Como mostra a teoria econômica, a produção de bens necessita de recursos produtivos, também chamados de insumos de produção, que são:






 Aula 2: Estratégias, Missão, Visão e Valores Organizacionais

Estratégia é um plano ou um curso de ação, considerando o ambiente onde está inserida,  para que a empresa atinja seus objetivos planejados, considerando seus princípios básicos e visando cumprir sua missão traçada para a orientação do negócio.

Missão,  o ponto inicial para a formulação de estratégias da empresa é a correta formulação e o entendimento da missão, que em última análise, forma o conjunto de produtos e serviços a serem produzidos para atender às necessidades de seu mercado específico.
exe: "Estabelecer estratégia mundial de treinamento e padrões e prover o desenvolvimento de competências de liderança e operacionais para atingir melhores resultados."

Visão, Empresas bem sucedidas sabem onde querem chegar. Elas definem o objetivo mais importante a ser atingido. Esse objetivo pode ser definido para objetos bastante específicos ou de cunho mais genérico e deve retratar especificamente o ponto focal que a empresa deseja atingir.

Valores É muito comum que Manuais de Procedimentos retratem expressamente os valores a serem seguidos por todos os colaboradores da empresa, desde seu corpo diretivo até os níveis operacionais da organização.

Exercício
a) As estratégias das organizações podem ser definidas como respostas aos desafios e oportunidades do ambiente e dos sistemas internos. verdadeira
b) A visão sustenta o tipo de participação da empresa no mercado em que atua. falso
c) Nem toda empresa é formada por valores essenciais que embasam sua forma de atuação.
falso
d) É muito comum que Manuais de Procedimentos retratem expressamente os valores a serem seguidos por todos os colaboradores da empresa, desde seu corpo diretivo até os níveis operacionais da organização.verdadeira

1.  Uma estratégia é:

1) uma seleção de ações direcionais que, em conjunto, definem o caminho a ser percorrido pela organização. 
2) uma forma de se atingir objetivos. 
3) uma forma de selecionar missões, valores e objetivos para alcançar o objetivo traçado. 
4) um plano, ou curso de ação, que estabelece as formas de competir ou realizar a missão, as prioridades, a alocação de recursos e os objetivos de longo prazo da organização. CERTO

5) um plano de negócios, que estabelece as formas de competir e determinar a missão, os objetivos 
os recursos necessários para uma administração eficiente. 

2.    Missão é:
1) o processo de definir objetivos de longo prazo. 
2) o processo de analisar o ambiente interno e externo, com a finalidade de atingir os objetivos empresariais. 
3) compreendida pela definição de produtos e serviços que serão oferecidos para clientes e mercados. CERTO
4) o que a empresa precisa fazer para atingir objetivos. 
5) a definição de quais mercados a empresa deve atingir a curto e longo prazo. 


3.   O ponto central da Visão Organizacional é o objetivo:

1) de longo prazo a ser atingido pela empresa. CERTO
2) de curto prazo a ser atingido pela empresa. 
3) de médio prazo a ser atingido pela empresa. 
4) de médio e longo prazos a serem atingidos pela empresa. 
5) de curto, médio e longo prazo a serem atingidos pela empresa.  


Aula 3: Conceito de Cadeia Produtiva

A Associação Francesa de Normatização (AFNOR) conceitua cadeia produtiva de forma muito mais abrangente e de modo apropriado em função dos conceitos de economia sustentável. Para a Associação, cadeia produtiva é um encadeamento de transformações da matéria-prima, com finalidade econômica, incluindo a sua obtenção na fonte, até seu retorno à natureza, passando pelos processos de produção, distribuição, consumo e descarte apropriado ao final de sua vida útil.

Economia de Escala: Um exemplo desse tipo de abordagem é o caso do e-commerce. Por meio do comércio eletrônico, empresas que vendem produtos pela internet utilizam-se de companhias de transporte de pacotes, que os conduzem a qualquer local do território nacional.

Exercício 
  1. Cadeia produtiva é um conjunto de fases sequenciais interligadas, nas quais os fatores de produção sogrem transformações, até que sejam formados os produtos finais.
  2. A pesquisa e o desenvolvimento do produto têm seus devidos processos de evolução e de implicações legais, normativas e regulatória, deste a fonte da matéria-prima até o descarte do produto após seu ciclo de vida.
  3. Ultimamente, muitas empresas têm optado por instrumentos de delegação de atividades a empresas terceirizadas.
  4. Aumenta-se gradativamente a quantidade de inter-relações entre as empresas produtoras e/ou montadoras e seus respectivos parceiros de produção. Estas são chamadas de redes de suprimentos, que ao longo dos processos produtivos, agregam valor aos produtos fabricados.
  5. Para um gerenciamento efetivo da Cadeia Produtiva, é preciso utilizar como fundamento a melhoria constante das relações entre fornecedores e clientes, tendo como objetivo final, uma maior integração dos elos da cadeia produtiva.

Atividade

1. Cadeias Produtivas são:
CERTA

2. Para entender perfeitamente o que são Cadeias Produtivas, é preciso:
CERTA

3. Para um efetivo gerenciamento da Cadeia Produtiva, é preciso:


Aula 4: Conceito de Cadeia de Valor Empresarial

Os conceitos de valor agregado e cadeia de valor são diferentes.
VALOR AGREGADO - se dedica a analisar somente os aspectos internos da produção.
CADEIA DE VALOR, por ser um termo mais amplo, torna o gerenciamento mais abrangente, pois se destina às externalidades da gestão de negócios.
  • Identificação do produto com seus clientes - cria fidelidade e, portanto possibilita maiores taxas de retorno
  • Relacionamento com fornecedores - cria sentido de parceria por meio das interações entre produtor e fornecedor.
  • Inter-relações entre todos os processos produtivos e não produtivos que geram a cadeia de valor na empresa formadora -gera integração entre todos os fornecedores desenvolvidos em torno do eixo principal.
CUSTO DE TROCA - São riscos que afetam na formação da cadeia de valor, pois será necessária a efetivação de gastos que devem ser apropriados aos custos para prever tal ocorrência, a começar por eventuais gastos de dispensa do atual parceiro, como os decorrentes para o desenvolvimento do seu substituto. EXE.: Valor dos ativos envolvidos, poder monopolístico dos terceirizados, pesos pelos custos globais do negócio.

EXERCÍCIO


A – A tecnologia exerce cada vez mais uma forte influência no desenvolvimento de produtos, tanto pelo fator logístico, como pela produção em si e pelos aspectos financeiros. CERTO
B – Na maioria das vezes, não é conveniente a terceirização.ERRADO
C – Custos de troca são riscos que não afetam na formação da cadeia de valor.ERRADO
D – Os custos de troca podem acontecer em função de situações específicas, como por exemplo, o peso dos custos globais no negócio.CERTO


Para um gerenciamento efetivo da Cadeia Produtiva, é preciso utilizar como fundamento o (a) MELHORIA CONSTANTE DAS RELAÇÕES ENTRE FORNECEDORES E CLIENTES, tendo como objetivo final, uma maior integração dos elos da cadeia produtiva.

ATIVIDADE

1. A utilização do conceito de Cadeia de Valor Empresarial tem por finalidade:






2. Um dos itens que formam o tripé, utilizado pelas empresas globalizadas para maximizar o lucro das empresas e que formaliza o conceito de parceria é o (a):

CERTA




3. O conceito de Riscos de Troca na Cadeia de Valor pode ser expresso pelo impacto:



CERTA


Aula 5: As Atividades Centrais da Empresa

Você sabe o que é uma Organização? 
É o conjunto de funções específicas e similares que forma um sistema de trabalho e transforma insumos de produção em produtos e serviços. Para isso, as empresas se organizam, agrupando-se em funções organizacionais que possuem tarefas semelhantes.


Há diversas funções organizacionais dentro das empresas. Veja quais são as principais:

Marketing/Vendas

  • Determinação do preço - É realizada por meio da definição de políticas comerciais e da formulação de estratégias quanto ao preço mais adequado dos produtos.
  • Promoção dos produtos -É feita pela formulação dos meios de divulgação ao público, pela propaganda, promoção e publicidade na mídia e nos pontos de venda.
  • Vendas - Pode ser dividida em três subáreas.(pré-venda, venda e pós-venda) É a responsável pela efetivação de negócios com o público. "A efetivação dos negócios ocorre por meio da formulação de políticas e práticas comerciais direcionadas aos objetivos do mercado e empresariais."
Produção/Logística
  • Produção - É responsável por todo o processo de produção da empresa, desde o planejamento, com a escolha do melhor processo a ser utilizado, até os meios logísticos do recebimento da matéria-prima e a distribuição do produto acabado.
  • Logística ou Cadeia de Suprimentos - Tem por objetivo precípuo gerar a satisfação do cliente com o menor custo possível. Trata do planejamento e da participação no projeto e desenvolvimento, transporte para distribuição, armazenamento de matérias-primas e produtos acabados, bem como a reparação e manutenção de equipamentos logísticos.
Financeira
  • Planejamento - Por meio de processo orçamentário, prevê as necessidades de recursos financeiros capazes de cobrir todos os itens definidos no plano operacional para a produção e suporte às outras funções organizacionais.
  • Financiamento das operações da empresa - Obtenção(fonte) e aplicação(destino) dos recursos financeiros necessários para o funcionamento da empresa como um todo.
  • Controle Financeiro - Planejamento dos instrumentos de informação para assegurar a correta utilização dos recursos e avaliação dos resultados financeiros.
  • Investimento - Destinação dos fundos excedentes gerados pelas operações da empresa para a aplicação mais rentável possível.
  • Contabilização - Registro apropriado, que utiliza os princípios contábeis geralmente aceitos, e a aderência às normas contábeis institucionais e governamentais.
Recursos Humanos
  • Seus objetivos são: recrutar, selecionar e oferecer, por meio de boas práticas, o desenvolvimento dos recursos humanos da empresa, bem como assessorar as gerências no processo de avaliação de desempenho dos funcionários, executar as tarefas relativas à remuneração de pessoal e auxiliar ex-funcionários a uma recolocação no mercado de trabalho. 
  • Planejamento de Pessoal - Em conjunto com as demais funções organizacionais, planeja a necessidade de recursos humanos necessários com as devidas competências para o correto funcionamento da empresa.
  • Recrutamento e Seleção - Por meio de processos de seleção internos e externos, busca e seleciona os recursos humanos que possuam habilidades adequadas para cobrir as necessidades da empresa.
  • Treinamento e Desenvolvimento - Por meio de políticas, desde o incentivo à educação formal até programas de treinamento interno e externo, visa desenvolver talentos com as competências desejadas a exercer seu trabalho dentro das expectativas da empresa.
ATIVIDADE
a) O departamento de Marketing é o responsável pela ligação da empresa com seus clientes ou consumidores. Uma de suas atividades principais é a pesquisa. VERDADEIRO

b) Logística e Cadeia de Suprimentos são sinônimos. FALSO
c) Os principais objetivos da função de produção e logística são: proteger e aplicar, de forma eficaz, os recursos financeiros da empresa. FALSO
d) Uma das principais atribuições da função financeira é a contabilização. VERDADEIRO

1) Marketing / Vendas - Determinar o preço dos produtos
2) Produção / Logística - Gerar a satisfação do cliente com o menor custos possível.
3) Financeira - Investir
4) Recursos Humanos - Recrutar e selecionar

EXERCÍCIO

1. Uma Organização é:

CERTA




2. A função de Marketing é responsável pela:




CERTA 

3. Os principais objetivos da função financeira são:
CERTA





Avaliação On-Line
Avaliação: AV1.2012.EAD-EMPRESAS E NEGÓCIOS-ADM0904
Disciplina: ADM0904 - EMPRESAS E NEGÓCIOS
Tipo de Avaliação: AV1
Aluno: 200902220309 - FRANCO MARTINS FROTA
Nota da Prova:

Nota do Trabalho: Nota da Participação: 0 Total:

Prova On-Line

Questão: 1 (105641)
A remuneração apresenta-se como um mecanismo de recompensa para as pessoas pelo o seu trabalho, sendo uma das funções de recursos humanos. Por isso, uma empresa do setor atacadista resolveu reformular a política de remuneração de sua empresa introduzindo um programa de remuneração variável. A empresa justificou a escolha com base nos seguintes argumentos:
Pontos da Questão: 1
ajusta a remuneração às diferenças individuais das pessoas e ao alcance de metas e resultados.
facilita o equilíbrio interno (coerência dos salários dentro da organização) e o equilíbrio externo (coerência dos salários da organização com o mercado).
focaliza a execução das tarefas e a busca de eficiência, funcionando como elemento de conservação da rotina.
padroniza os salários dentro da organização e facilita a administração dos salários e o seu controle centralizado.

Questão: 2 (105138)

A identificação da presença de uma organização/empresa no mundo dos negócios adota a seguinte categorização: Pontos da Questão: 0,5
agricultura, comércio, indústria.
comércio, porte da empresa, natureza administrativa.
indústria, natureza administrativa, serviços.
indústria, comércio, serviços.

Questão: 3 (105358)
Economia de escala é aquela que organiza o processo produtivo de maneira que se alcance a máxima utilização dos fatores produtivos envolvidos no processo, buscando como resultado baixos custos de produção e o incremento de bens e serviços. Na economia de escala, o que é privilegiado está principalmente relacionado a:
Pontos da Questão: 0,5
Qualidade
Volume
Eficiência
Eficácia

Questão: 4 (105365)
O processo produtivo da Magda’s confecção passou por uma reformulação na sua cadeia produtiva para atingir níveis de produtividade compatíveis aos chineses. A Magda quando deu uma entrevista na rádio XPTO sobre aumento de produtividade de 30% disse:
Pontos da Questão: 1
É uma questão de capital e processo de produção
É uma questão de sinergia da cadeia produtiva
É uma questão de capital e tecnologia
É, apenas, uma questão de mão de obra

Questão: 5 (105186)
“Como sistemas abertos, as organizações são falíveis e instáveis. Dependem do intercâmbio com o ambiente e da avaliação (ou feedback) .Em outras palavras, elas convivem com riscos o tempo todo e não há maneira ideal ou segura de evitá-los”. ( NOGUEIRA, 2007)

São exemplos de fatores desencadeantes dessa imprevisibilidade sinalizada pelo autor: Pontos da Questão: 1
definição do nicho de mercado para atuação
escolha dos fornecedores
políticas de governo
processo de seleção e recrutamento

Questão: 6 (105370)

Uma empresa selecionou seus fornecedores, através de uma classificação mais restrita na especificação de uma de suas matérias-primas, obtendo melhor qualidade e menor desperdício. Nesse caso, também, está observando na sua produção uma redução de: Pontos da Questão: 1
Tempo
Custo
Escala
Volume

Questão: 7 (105338)

Em relação à vida da organização , a concepção :“É uma incumbência que a organização recebe, a razão de sua existência. Funciona como um propósito que orienta os empregados, distingue a organização das demais e explica aos clientes e ao público quem é e o que pretende a organização.”, refere-se a : Pontos da Questão: 0,5
Valores Organizacionais
Estratégia
Missão
Visão

Questão: 8 (105675)
O conceito de valor agregado e cadeia de valor visam colocar a empresa competitiva em relação ao mercado e por isso poderemos destacar a sua importância para uma gestão de negócios. Mediante essa afirmativa: Marque a resposta falsa
I - Relacionamento com fornecedores, cria fidelidade, e, portanto, possibilita menores taxas de retorno
II - Relacionamento com fornecedores, cria fidelidade, e, portanto, possibilita maiores taxas de retorno
III – Identificação do produto com seus clientes, cria sentido de parceria por meio de interações entre produtor e fornecedor
Pontos da Questão: 1
somente a II está incorreta.
somente a III está incorreta.
somente a I está incorreta.
somente a I e a III estão incorretas.

Questão: 9 (105669)
O conceito de Cadeia de valor visa colocar a empresa competitiva em relação ao mercado e por isso poderemos destacar a sua importância para uma gestão de negócios. Em função disso, A Cadeia de Valor:
Pontos da Questão: 0,5
Gera Satisfação somente no setor produtivo da empresa.
Gera satisfação somente no setor interno desenvolvida pela empresa.
Gera integração somente no setor interno desenvolvidos pela empresa.
Gera integração entre todos os fornecedores desenvolvidos em torno do eixo principal.

Questão: 10 (105353)

As expressões “Bíblia da Empresa” e Black Book , encontradas na literatura referente à Administração em sua fase contemporânea, são utilizadas para se referir às publicações internas das organizações que traduzem: Pontos da Questão: 1
Os objetivos estratégicos estritos com os quais pretendem enfrentar a concorrência garantindo um importante diferencial de mercado para a organização
Os valores organizacionais intrínsecos. Difundem os conceitos éticos que balisam o comportamento da organização e de seus membros
Os conceitos estratégicos que a organização deseja difundir de modo que todos estejam cientes dos objetivos organizacionais
Os valores econômicos os quais as organizações desejam atingir

 Aula 6: Análise Econômica e de Mercado

 Os sistemas econômicos agrupam os vários aspectos de organização de uma sociedade: forma política, social e econômica, e estão divididos em três elementos fundamentais. Veja quais são.

Setor Primário - Também conhecido como Setor de Insumos ou Fatores de Produção: incluindo-se o Trabalho (recursos  humanos), o Capital, a Terra (as reservas naturais: vegetais e minerais) e a Tecnologia.
Este é o segmento da economia que planta, colhe, cria e prospecta matérias-primas, como na agricultura, na pecuária, na pesca, e no extrativismo mineral. (Representa 06 % do PIB do Brasil)

Setor Segundário - Também conhecido como Unidade de Produção:  é constituído pelas empresas que transformam os insumos de produção em produtos acabados. Isumos de Produção: São exemplo de insumos de produção: mão-de-obra, matéria-prima, capital e tecnologia.
* Produtividade Marginal (PMg) é a variação do produto, de acordo com a variação de uma única unidade de insumo de produção, considerado em determinado período de tempo.
*Lei dos Rendimentos determina que, ao aumentar o insumo, sendo dada a quantidade de um isumo fixo, a Produtividade Marginal (PMg) do fator variável cresce até cento ponto e, a partir daí, decresce, até tornar-se negativa.
(Representa 26 % do PIB do Brasil)
 Fatores Fixos X Fatores Variáveis - Capital é fixo e mão-de-obra é variável

Setor Terciário - Também conhecido como Setor de Serviços: é aquele que leva à sociedade os produtos oriundos do Setor Secundário e os serviços provenientes do conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais. (comerçio e servisos) (Representa 68% do PIB do Brasil)

ATIVIDADE

1. A Produtividade Marginal é:




CERTA
2. A Lei dos Rendimentos decrescentes explica que:

CERTA



3. Podemos citar como exemplos de Custo Fixo e Custo Variável, respectivamente:



CERTA

Aula 7: Estruturas Econômicas Setoriais: Monopólio e Oligopólio

O Monopólio só existe se houver um e apenas um vendedor em um determinado mercado, oferecendo produtos ou serviços, sem substitutos. Este vendedor exerce o total controle da matéria-prima ou do produto / serviço acabado.

  • Existe apenas um ofertante.
  • Existem barreiras à entrada no mercado.

Outras formas de Monopólio:
MONOPSÔNIO é um tipo de estrutura onde ocorre o monopólio na compra dos fatores de produção. É uma estrutura caracterizada pela existência de um único grande demandante, que detém grande parcela do mercado de modo que os ofertantes de tais fatores de produção, ou produtores e distribuidores, atuem de acordo com seus próprios interesses comerciais.
O MONOPÓLIO BILATERAL é um mercado bem peculiar, pois é composto por um grande demandante e um grande ofertante e cada um deles controla as pontas de compra e venda do mercado.
POLÍTICAS ANTIMONOPÓLIO:

Legislação – no Brasil, a CF 1988 Art. 170, mais a Lei 8.137 (27 dez 1990) sobre os
Crimes Contra a Economia e as Relações de Consumo, que abordam questões da livre
concorrência e de legislação antitruste (leis e regras que proíbem ações que limitem ou
tenham possibilidade de limitar a concorrência, Pindick & Rubinfeld, Microeconomia, 5ª Ed,
São Paulo – Prentice Hall)
Agências Reguladoras - no Brasil, os governos têm criado uma boa quantidade delas para
promover o controle do mercado diante de atividades essenciais, como:
 ANA – Agência Nacional de Águas;
 ANP – Agência Nacional do Petróleo;
 ANS – Agência Nacional de Saúde, dentre outras.

Mercado de Oligopólio: É uma estrutura formada por uma pequena quantidade de empresas em estrutura oligopolista que domina a oferta e que gera alto grau de concentração de mercado. Tais empresas influenciam os preços de forma ostensiva, propiciando uma reação contra o abuso de poder econômico a outras empresas com menor concentração de mercado.

Existem o Oligopólio Concentrado, com pequeno número de empresas(indústria automobilística) e o Oligopólio Competitivo(Nestlé, Brahma, Antártica, Coca-Cola), com pequeno número de empresas dominando um setor com muitas empresas.

Ocorre quando existe uma grande similaridade nas características  dos   produtos  das  empresas participantes   da  estrutura, ou seja, os  produtos  são  homogêneos (quase iguais)e estão dentro de uma alta escala de produção.

ATIVIDADE


1.É um monopólio a estrutura de mercado, em que:

CERTA




2. O Oligopólio é caracterizado por:



CERTA


3.A finalidade de estudar as Estruturas de Mercado é entender:
CERTA




Aula 8: Estruturas Econômicas Setoriais: Concorrência Monopolística e Concorrência Perfeita


A estrutura de Concorrência Monopolística tem laços de semelhança com a estrutura de Concorrência Perfeita. No entanto dela difere, pois as empresas componentes desta estrutura produzem bens diferentes*, mas com produtos substitutos quase iguais a seus concorrentes.
*(Tais diferenças são absolutamente sutis, refletidas por pequenas diferenças conceituais no formato ou na comercialização.


A estrutura de Concorrência Perfeita*, ou competição pura, em termos de consumidor, é melhor que as outras estruturas porque propõe um funcionamento adequado para a economia, pois atende aos receitos básicos da concorrência e serve de parâmetro em relação às outras estruturas de mercado.
*(Este mercado é inteiramente impessoal e, por ter um grande número de empresas de forma isolada, não afeta os níveis de oferta no mercado, e por decorrência, o preço de equilíbrio. O mercado é regido por forças impessoais.)



Quatro importantes condições definem a concorrência perfeita. Consideradas em conjunto, essas condições garantem um mercado livre e impessoal, onde as forças da demanda e da oferta, ou receita e custo, determinam a alocação de recursos e a distribuíção das receitas.


Atomicidade (Grande número de pequenas empresas ) - os agentes econômicos no mercado devem ser pequenos em relação a este, não podendo exercer influência perceptível no preço.

Homogeneidade ( Produto homogêneo )- o produto de qualquer vendedor num mercado de concorrência perfeita, deve ser idêntico ao produto de qualquer outro vendedor. Os compradores são indiferentes ao produto de qualquer outro vendedor.
Quer dizer que os compradores são indiferentes quanto à empresa na qual eles adquirem o produto.
No caso de um vendedor apresentar um produto levemente diferenciado, ele tem um grau de controle sobre o mercado e assim sobre o seu preço, podendo afetá-lo, variando sua produção. Esta condição é incompatível com a concorrência perfeita.

Mobilidade ( Livre mobilidade de recursos ) - todos os recursos tem mobilidade perfeita.
  • A mão-de-obra é móvel geograficamente e entre funções e cargos nas empresas.
  • Os insumos não são monopolizados por um só proprietário ou produtor.
  • As empresas que podem entrar e sair de uma determinada atividade, sem a menor dificuldade.
Transparência (O perfeito conhecimento) - todos os que fazem parte da economia, sabem que vivem num mercado perfeitamente competitivo.
Nem sempre haverá um preço uniforme no mercado.
  • Os trabalhadores devem conhecer os salários oferecidos pelo mercado.
  • Os produtores devem conhecer seus custos tão bem quanto os preços, para maximizarem seus lucros.
  • O perfeito conhecimento requer boas projeções do futuro, tanto quanto excelente conhecimento do presente.
Atividade
  1. O Mercado de Concorrência Perfeita é totalmente impessoal.CERTA 
  2. No Mercado de Concorrência Monopolística existem produtos diferentes, de várias marcas e de vários ofertantes.CERTA 
  3. O Mercado de Concorrência Monopolística é um mercado intermediário ao Monopólio e à Concorrência Perfeita.CERTA 
  4. O Mercado de Concorrência Monopolística pode ser confundido com o Oligopólio. CERTA 
  5. Oligopólio pode ser homogêneo ou com diferenciação CERTA 
  6. No Mercado de Concorrência, há poucas possibilidades de manobra por existirem bens e serviços substitutos próximos no mercado. CERTA 
EXERCÍCIO


1. O mercado de Concorrência Monopolística é:




CERTA

2. O mercado de Concorrência Perfeita engloba, dentre outras, as seguintes características:


CERTA



3.A diferença entre as estruturas de Concorrência Monopolística e Concorrência Pura ou Perfeita está principalmente em que a empresa em Concorrência Monopolística produz bens:
CERTA



Aula 9: Definição e Caracterização dos Diferentes Tipos de Mercado

Avaliação: AV2.2012.2EAD-EMPRESAS E NEGÓCIOS-ADM0904
Disciplina: ADM0904 - EMPRESAS E NEGÓCIOS
Tipo de Avaliação: AV2
Aluno: 200902220309 - FRANCO MARTINS FROTA
Nota da Prova:
6.5
Nota do Trabalho: Nota da Participação: 0 Total:
6,5
Prova On-Line

Questão: 1 (105384)
Os Custos de Troca são riscos que afetam na formação da cadeia de valor, pois será necessária a efetivação de gastos que devem ser apropriados aos custos para prever tal ocorrência, O conceito de Riscos de Troca na Cadeia de Valor pode ser expresso pelo impacto:
Pontos da Questão: 0,5
na substituição de matéria-prima.
da troca de um parceiro empresarial.
na dispensa de mão de obra indireta.
na perda de consumidores.

Questão: 2 (105018)

A estrutura de mercado gera as bases competitivas para a s empresas tomarem suas decisões de quanto, como e para quem produzir. Na concorrência perfeita: Pontos da Questão: 0,5

vendedores determinam os preços de venda.

compradores têm poder de determinar o preço.

existe a livre força do mercado.

setores da economia definem os preços de venda.

Questão: 3 (105356)
Todo ciclo completo fica estabelecido para uma empresa, a partir do momento em que o mesmo abrange as etapas de:
Pontos da Questão: 0,5
Pré-produção até distribuição
Recrutamento de mão de obra até transformação dos produtos
Exploração da fonte primária até armazenamento
Contratação de mão de obra até distribuição

Questão: AV220112ADM0904009D (220782)
4 - Que denominação recebe o mercado econômico quando é composto por um pequeno número de empresas que dominam a oferta e que geram alto grau de concentração do mercado? E como se chama quando é caracterizado pela existência de um grande número de vendedores e compradores sem que nenhum deles seja capaz de influenciar o mercado ?
Pontos da Questão: 1,5
Resposta do Aluno:
Oligopólio e Atomicidade

Gabarito:
a) Oligopólio ; b ) Concorrência Perfeita

Fundamentação do Professor:

Pontos do Aluno:

Questão: 5 (105551)
O Setor Secundário é constituído pelas empresas que transformam os insumos de produção em produtos acabados. A relação física que mostra como os insumos de produção são transformados em produtos é baseada em três fatores. Assinale, dentre as alternativas a seguir, aquela que representa esses fatores:
Pontos da Questão: 0,5
Processo de tomada de decisão da função produção, comportamento dos consumidores e matéria-prima.
Instalações da empresa, capital e organização eficiente da produção.
Comportamento dos consumidores, organização eficiente da produção e processo de tomada de decisão da função produção.
Organização eficiente da produção, capital e comportamento dos consumidores.

Questão: AV220112ADM0904015D (220775)
6 - Dentre alguns pontos fundamentais encontramos na teoria das organizações o conceito de Estratégia, defina-o de forma sucinta.
Pontos da Questão: 1,5
Resposta do Aluno:
é plano ou um curso de ação, para a empresa atingir seus objetivos planejados, para cumprir sua missão e prioridades.

Gabarito:
Estratégia é um plano ou um curso de ação, considerando o ambiente onde está inserida, para que a empresa atinja seus objetivos planejados, considerando seus princípios básicos e visando cumprir sua missão traçada para a orientação do negócio.

Fundamentação do Professor:

Pontos do Aluno:

Questão: 7 (105431)
Considerando as palavras abaixo, marque a única alternativa CORRETA que apresente as palavras a ele adequadas :
Homogeneidade – Heterogeneidade – Transparência – demanda – distribuição – Liquidez – comprometimento – mercado - impessoal – pessoal – neutra
Quatro importantes condições definem a concorrência perfeita: Atomicidade, _______________, Mobilidade e ______________. Consideradas em conjunto, essas condições garantem um mercado livre e ____________, onde as forças da demanda e da oferta determinam a alocação de recursos e o (a) distribuição das receitas.
Pontos da Questão: 0,5
Transparência, Liquidez, impessoal
Heterogeneidade, Transparência, pessoal
Homogeneidade, Transparência, impessoal
Liquidez, Comprometimento, impessoal

Questão: 8 (107062)
Por que poderia ser grande a tentação de utilizar um comportamento de marketing antiético em situação de compras organizacionais?
Pontos da Questão: 1
Porque vendedores TENDEM a fazer o que podem para realizar uma venda.
Porque as empresas não estão dispostas a usarem recursos para vigiar seus colaboradores
Porque seria um desperdício de tempo e dinheiro discutir questões de ética
Porque as empresas estão muito mais preocupadas com a redução de custos

Questão: 9 (105659)
Os planos de Recursos Humanos (RH) como diferencial competitivo e de desenvolvimento dos colaboradores pressupõe:
Pontos da Questão: 0,5
Solicitar um plano a consultoria contratada e seguir as suas recomendações;
Fazer um plano de cargos e salários;
Implantar uma política de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT);
Envolver os procedimentos de admissão. Demissão e capacitação dos funcionários;

Questão: 10 (107350)
Considerando as preferências e restrições orçamentárias, pode-se determinar como os consumidores podem escolher o quanto comprar de produtos e serviços, para completar sua cesta de produtos.
A respeito da cesta de produtos é INCORRETO afirmar que:
Pontos da Questão: 1
a cesta escolhida deverá contemplar sempre a combinação preferida de bens e serviços desejados.
a cesta escolhida deverá estar completamente dentro da renda auferida.
o somatório dos preços dos produtos contidos na cesta não pode ser superior a renda disponível.
a cesta escolhida não deverá estar completamente dentro da renda auferida.


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