Aula 1: A Natureza e os Desafios Atuais da Administração
Administração significa liderar pessoas e gerir recursos escassos e valiosos (como tecnológicos, econômicos, financeiros, humanos, dentre outros), visando a otimização da aplicação desses recursos para as organizações alcançarem seus objetivos.
Em cada um dos níveis organizacionais, seu papel é diferente por lidar com decisões mais e menos complexas.:
- O nível operacional representa o “chão de fábrica”. É o responsável pela execução e realização das tarefas e atividades cotidianas. Nesse nível, o administrador deve possuir visão operacional, isto é, conhecimento técnico para orientar e dirigir os funcionários que realizam as tarefas.
- O nível tático equivale ao nível gerencial de uma organização. Ele é responsável pela articulação do que é feito em cada subsistema da empresa como, por exemplo, em Recursos Humanos, Logística, Marketing, Finanças, dentre outros, atuando assim para que as pessoas que se encontram na base possam desenvolver as suas atividades com qualidade.
- O nível estratégico ou institucional de uma organização corresponde ao nível de cúpula da empresa. É representado pelo Presidente e/ou pelos seus diretores, ele deve estar preocupado com o que pode acontecer com a empresa no futuro.
Missão - A missão significa a razão de ser do próprio negócio, por que ele foi criado e para que ele existe. Quanto mais as pessoas assimilam a missão organizacional, mais elas passam a trabalhar pela causa da empresa, além de entenderem como devem colaborar para o sucesso desta.
Visão - A visão é a imagem definida pela organização a respeito do seu futuro, ou seja, o que ela pretende vir a ser. Indica quais são os objetivos a serem alcançados nos próximos anos. A visão funciona como uma bússola para os parceiros envolvidos.
Valores - Os valores são as crenças e atitudes básicas que ajudam a definir o comportamento individual. Os valores variam entre pessoas e empresas. Por isso, as empresas estabelecem através de seus códigos de ética ou de conduta, os valores e padrões que deverão servir de guia para o comportamento dos seus funcionários.
Para que se possa compreender melhor a forma como uma empresa encontra-se estruturada, é importante distinguir suas atividades fins e meios.
- Atividade Fins - São aquelas vinculadas diretamente à missão da empresa. Por exemplo, em uma loja de eletrodomésticos as atividades do departamento comercial podem ser classificados como finalísticas por manterem uma relação direta com a razão de ser da organização.
- Atividade Meio - São aquelas que dão suporte ao desenvolvimento das atividades fins. Por exemplo, as atividades contábeis servem de apoio para o desenvolvimento das atividades comerciais.
A tarefa da Administração consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e traduzi-los em ação empresarial por meio de planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais objetivos da melhor forma possível.
Planejamento - diz respeito às implicações das decisões tomadas hoje para um futuro próximo.Organização - compreende, em uma visão hierárquica, as decisões acerta da distribuição do poder em autoridade, tarefas, responsabilidades e prestação de contas junto as pessoas que estão na empresa.
Direção - envolve os estilos de liderança e de direção utilizados pelos gestores para motivar as pessoas para atingir os objetivos propostos e proporcionar o sentido de missão.
Controle - demostra a compatibilidade entre objetivos esperados e resultados alcançados. O produto principal da função controle é a informação.
O administrador deve possuir habilidades técnicas, humanas e conceituais:
- Habilidade técnica - quando compreende e tem domínio da atividade que realiza. Esse tipo de habilidade exige conhecimento especializado, habilidade analítica dentro da especialidade e facilidade no uso das técnicas e do instrumental voltados especialmente para as atividades de desenvolve.
- Habilidade Humana - demostra a capacidade de trabalhar com eficácia com membro de uma equipe no sentido de conseguir esforços cooperativos em prol do alcance dos objetivos comuns. Aptidões para trabalhar com pessoas e para obter resultado através destas pessoas.
- Habilidade Conceitual - envolve a habilidade de visualizar a organização como um conjunto integrado e a capacidade de se posicionar no ponto de vista da organização, perceber com as várias funções são interdependentes e como uma alteração em uma delas afeta todas as demais.
Aula 2: Os Sistemas e o Ambiente das Organizações
Sistema?
A empresa constitui um sistema. Um sistema organizacional pode ser definido como um conjunto de elementos como, por exemplo, órgãos, departamentos, unidades, pessoas etc., dinamicamente inter-relacionados que desenvolvem uma atividade ou função para atingir um ou mais objetivos ou propósitos.
O ambiente empresarial externo divide-se em dois níveis.
- O primeiro é constituído pelos elementos que atuam de forma indireta na organização, sendo denominado de ambiente indireto, ambiente geral, macroambiente ou ambiente maior.
- O segundo constitui-se dos elementos que atuam de forma direta na organização e é chamado de ambiente direto, operacional ou específico.
O ambiente geral ou macroambiente é constituído de todo o complexo de condições e fatores externos que envolvem e influenciam difusamente todas as empresas em conjunto. Esses fatores englobam variáveis tecnológicas, políticas, econômicas, legais, sociais, demográficas e ecológicas.
Variáveis tecnológicas:
A tecnologia é um componente do ambiente na medida em que as organizações precisam absorver e incorporar as inovações tecnológicas externas. É também parte interna das organizações na medida em que integra pesquisa desenvolvida ou transferida e aplicada internamente para atingir objetivos organizacionais. Desse modo, a tecnologia é uma variável ambiental que influencia o comportamento das organizações, assim como estas também podem afetar o comportamento do desenvolvimento tecnológico.
Incluem o clima políticas e ideológico geral que o governo pode criar e a estabilidade ou instabilidade política e institucional do país em geral, já que estes fatores irão repercutir, em algum grau, no comportamento das organizações. Pode-se citar como exemplos, as políticas de incentivos para a constituição de novos empreendimentos e a taxa de impostos relativos à circulação de mercadorias de um município para outro.
Variáveis econômicas:
São restrições importantes a todas as organizações. Elas tanto podem ser benéficas como maléficas para as organizações a partir das consequências geradas. Além disso, podem beneficiar o crescimento com a manutenção do estado atual da organização.
A legislação vigente como, por exemplo, a tributária, a trabalhista e a comercial tem influência acentuada sobre o comportamento e na forma de agir das organizações. Todas as organizações são afetadas pelo sistema legal, seja de forma direta ou indireta, assim como pelo aspecto dinâmico desse sistema, quando uma nova lei é aprovada ou uma interpretação é modificada ou, ainda, quando ocorrem mudanças fundamentais, principalmente na legislação fiscal.
Variáveis sociais:
Podem ser representadas por: estrutura sócio-econômica da população; condições de vida de cada segmento populacional; estrutura de consumo de cada segmento; estilo de vida de cada segmento (ou tendências) e sistema de valores, dentre outros.
A variável ambiental denominada de demografia é representada por: densidade populacional, mobilidade interna da população, índices de natalidade e de mortalidade, taxa de crescimento demográfico, taxa de crescimento populacional, composição e distribuição da população segundo sexo, idade e estrutura familiar. Estes componentes podem ser úteis na implementação de estratégias empresariais, visando a maior participação da empresa junto ao meio.
Varáveis ecológicas:
As políticas ecológicas definidas nos diferentes âmbitos do governo podem atuar como oportunidades e/ou ameaças para as organizações. A legislação sobre o meio ambiente em prol do desenvolvimento sustentável pode ser citada como exemplo.
Para alguns autores existe um “imperativo ambiental”: se o ambiente é complexo ele impõe maior diferenciação e integração à estrutura e ao comportamento da empresa.
O ambiente de tarefa constitui o meio específico e particular de cada empresa tomada individualmente e que lhe é mais imediato e relevante (englobando tanto consumidores ou usuários, fornecedores de recursos e concorrentes, quanto consumidores e fornecedores, além dos grupos reguladores).
- Stakeholders - Podem ser internos ou externos, ou seja, são representados pelas pessoas que tem o poder para mudar ou influenciar o rumo da organização. Podem ser os acionistas, sócios, funcionários, clientes, dentre outros.
- Concorrentes - Este setor é constituído pelas organizações que concorrem entre si. Os concorrentes disputam os recursos necessários, ou seja, disputam fornecedores e clientes. Para aumentar sua participação no mercado, as organizações têm que satisfazer, melhor (ou mais), aos clientes que aos seus concorrentes.
- Fornecedores - São empresas que fornecem todas as entradas necessárias para as operações das organizações, com as quais elas mantêm relações de dependência. As organizações geralmente lidam com fornecedores de materiais, tratados pela área de compras; fornecedores de capital (como acionistas, investidores particulares, bancos comerciais, bancos de investimento etc.), tratados pela área financeira; fornecedores de equipamentos e serviços (por exemplo, organizações prestadoras de serviços como propaganda, energia, processamento de dados, assistência médico-hospitalar etc.) e fornecedores de espaço a ser comprado, alugado, arrendado etc.
- Clientes - Os clientes das organizações estão representados por todos os indivíduos ou organizações que compram ou podem ser induzidos a comprar um produto ou serviço.
- Grupos regulamentadores - Este setor é constituído por organizações que de alguma forma controlam ou restringem as operações das organizações. Incluem os órgãos do governo, sindicatos, associações de classe etc.
Atividade:
1. A diferença entre um sistema aberto e um sistema fechado é:
2. Ameaças e
oportunidades ambientais significam:
Aula 3: Administração em um Contexto Globalizado, Dinâmico e
Competitivo
Como o contexto ambiental muda dinamicamente a cada instante, as empresas precisam continuamente redistribuir, reajustar e reconciliar seus recursos e competências disponíveis com seus objetivos e com as oportunidades percebidas no ambiente tarefa. A estratégia empresarial é o primeiro passo para a empresa atingir a capacidade de manobra diante desse contexto extremamente mutável.
------Poter considera cinco fatores que devem ser estudados para que se possa desenvolver uma estratégia empresarial eficiente. Esses fatores podem ser chamados de "forças" competitivas. -------
- Rivalidade entre os concorrentes;
- Poder negocial dos clientes;
- Poder negocial dos fornecedores;
- Ameaça de entrada de novos concorrentes;
- Ameaça de produtos substitutos.
ATIVIDADE
- Como o contexto ambiental muda dinamicamente a cada instante, as empresas precisam continuamente redistribuir, reajustar e reconciliar seus recursos e competência disponíveis com seus objetivos e com as oportunidades percebidas no ambiente tarefa. CERTO
- As empresas globais utilizam tecnologias e práticas avançadas de negócios que ultrapassam as barreiras de diferentes histórias, línguas, culturas, padrões de comunicação, sistemas regulatórios e estruturas econômicas. CERTO
- A fim de se elaborar uma boa estratégia, é necessário conhecer bem o setor e as características que governam as suas forças competitivas. CERTO
Os 11 Fundamentos da Excelência expressam conceitos reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em práticas encontradas em organizações Classe Mundial. São eles:
- Visão Sistêmica;
- Aprendizado Organizacional;
- Cultura de Inovação;
- Liderança e Constância de Propósitos;
- Orientação por Processos e Informações;
- Visão de Futuro;
- Geração de Valor;
- Valorização das Pessoas;
- Conhecimento sobre o Cliente e o Mercado;
- Desenvolvimento de Parcerias;
- Responsabilidade Social.
EXERCÍCIO
1. Podemos afirmar que o movimento na economia denominado de
Globalização:
2. Michael Porter afirma que as empresas precisam conseguir vantagem competitiva
por meio da análise de cinco forças:
3. As novas Tecnologias da Informação:
Aula 04 – O Novo Perfil do Emprego
O conceito de emprego surgiu no começo do século XIX para englobar o trabalho que precisava ser feito nas crescentes fábricas e burocracias das nações em fase de industrialização.
O novo perfil do emprego é decorrente das mudanças na economia e das mudanças promovidas pelas empresas. Atualmente, as formas de trabalho ganham novas feições e o emprego passa por redefinições profundas. Nesse contexto, o setor de serviços tem adquirido grande importância.
O Brasil precisa avançar no setor de serviços, ampliando as oportunidades e atividades para as quais tem efetiva vocação. Por exemplo, a Organização Mundial de Turismo (OMT) demonstra gastar sete mil dólares para a manutenção de um emprego no setor. Em moeda nacional, a criação de um posto de trabalho na indústria automobilística exige 170 mil reais, mas 40 mil reais criam um emprego num hotel e 10 mil, num restaurante. Esta comparação explica o porquê de o turismo representar 11% do mercado mundial de trabalho.
A incipiente exploração do setor de serviços e de numerosas áreas que poderiam absorver trabalhadores, cujo emprego foi vitimado por robôs, mecatrônica, parafernálias cibernéticas e tecnologia da informação, faz com que o desemprego estrutural aumente o número de pessoas em busca de trabalho. Muitas vezes, a causa principal é a falta de requalificação para reiniciar as carreiras. (Milton Mira de Assumpção Filho).
EMPREGABILIDADE: Capacidade de
manter-se empregado.
TRABALHABILIDADE - ou a capacidade de conseguir emprego/trabalho
MAIS EXEMPLOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL:
- O Tratado (ou, Protocolo) de Kyoto. que era Redução de 5% dos níveis das emissões de gases em relação a 1990 até o período entre 2008 e 2012. Nestes tratado criarão o Créditos de Carbono.
RESPONSABILIDADE
SÓCIOAMBIENTAL
SA8000:
A Social
Accountability 8000 é uma das normas
internacionais mais conhecidas. Criada em 1997 pelo Council on Economic Priorities Accreditation Agency (CEPAA), o SA8000
enfoca, primordialmente, relações trabalhistas e visa assegurar que não existam
ações anti-sociais ao longo da cadeia
produtiva, como trabalho infantil, trabalho escravo ou discriminação.
VANTAGENS SÓCIOAMBIENTAL
•redução do custo de
disposição dos resíduos;
• melhoria da imagem,
da relação com os clientes, além de melhorar o relacionamento com as autoridades
regulamentadoras;
• aumento do acesso
aos fundos de investimento;
• redução do seguro de
investimentos;
•redução dos riscos de
responsabilidade de despoluição;
• redução do custo de
energia;
• habilidade para
correção de problemas potenciais antes de causar danos ambientais;
• demonstração de
comportamento ambiental esperado.
ATIVIDADE
- O setor de serviços já significa porto seguro para o emprego em numerosas nações.
- A incipiente exploração do setor de serviços e de numerosas áreas que poderiam absorver trabalhadores faz com que o desemprego estrutural aumente o números de pessosas em busca de trabalho.
A ABNT – Associação
Brasileira de Normas Técnicas é sócia-fundadora da ISO;
A adoção de normas da série ISO 14000 vem se tornando cada vez mais importante como instrumento de competitividade das empresas, sobretudo no comércio internacional.
Os benefícios que uma empresa pode atingir através da implantação da ISO14000 são:
- redução do custo de disposição dos resíduos;
- melhoria da imagem, da relação com os clientes, além de melhorar o relacionamento com as autoridades regulamentadoras;
- aumento do acesso aos fundos de investimento;
- redução do seguro de investimentos;
- redução dos riscos de responsabilidade de despoluição;
- redução do custo de energia;
- habilidade para correção de problemas potenciais antes de causar danos ambientais;
- demonstração de comportamento ambiental esperado.
EXERCÍCIO
1. O que significa a afirmação “Ser empregável é possuir competências de
adaptabilidade”?
3. A preocupação com o meio ambiente vem evoluindo cada vez mais rapidamente.
Atualmente,
não basta haver abundância de recursos materiais, financeiros e tecnológicos para que uma
empresa moderna esteja em condições de garantir sua permanência no mercado. Nesse sentido, podemos entender que as empresas, para atuarem com responsabilidade ambiental, sem
perderem a competitividade, devem:
não basta haver abundância de recursos materiais, financeiros e tecnológicos para que uma
empresa moderna esteja em condições de garantir sua permanência no mercado. Nesse sentido, podemos entender que as empresas, para atuarem com responsabilidade ambiental, sem
perderem a competitividade, devem:
Aula 05 - O Planejamento como Etapa Inicial do Processo Administrativo
O planejamento:
- representa a primeira função administrativa, por ser exatamente a que serve de base para as demais funções (organização, direção e controle);
- lida com o futuro. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los de forma eficiente e eficaz;
- define onde se pretende chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em que sequência.
DEFININDO OBJETIVOS
•Primeiro passo antes de se iniciar o
Planejamento;
•O objetivo é a conquista de um resultado
final que se pretende alcançar;
•As metas são objetivos intermediários que precisam ser alcançados e que darão suporte ao planejamento;
•Devem ser realísticos, quantificáveis e possuir prazo para
serem alcançados.
Estratégia
•Do grego stratègós,
que significa “arte
do general”
•Define o campo de atuação, o que a
organização é
e pretende em um meio maior.
O planejamento é elaborado de meios diferentes nos vários níveis organizacionais. Em razão disso, existe uma hierarquia de planos. Há três níveis distintos de planejamento.
- Planejamento estratégico ou institucional - É o planejamento mais amplo. Envolve e abrange toda a organização como um sistema único e aberto.
•Mais amplo;•Envolve a organização como um todo;•É decidido no nível diretivo (presidência);•Procura ajustar a organização ao ambiente instável e competitivo;•Elaborado a partir de análises de forças internas e externas.DEFININDO NEGÓCIOSEm que negócio a empresa está?
•Negócios devem estar baseados em conceitos, isto é, naquilo que oferecem intrinsecamente aos seus clientes: status, conforto, inclusão, sonho, confiança, etc.Quem são seus cliente?•A identificação do target tem que ser precisa: gênero, idade, classe social, poder de compra, hábitos de consumo, área geográfica, etc.
Qual a abrangência (área ou território) do negócio?•Uma vez definidas as características dos clientes, sabe-se aonde eles estão, facilitando as ações de marketing e de vendas para alcançá-los. - Planejamento tático - É o planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da organização. Cada unidade da empresa deve elaborar seu planejamento tático subordinado ao planejamento estratégico.(esquema específico de emprego de
determinados recursos
para o alcance de metas. BATALHA)
- Planejamento operacional - É o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular.
O planejamento estratégico é elaborado a partir de três atividades básicas: a análise ambiental, a análise empresarial e a formulação de estratégias capazes de compatibilizar as condições internas da empresa às condições externas do ambiente.
De um modo geral, a estratégia empresarial deve considerar três problemas específicos:
- Problema empresarial - Escolha do domínio produto/mercado.
- Problema administrativo - Criação de normas e procedimentos para coordenar as atividades, a organização e a integração das próprias atividades internas da empresa.
- Problema de adequação tecnológica - Execução das operações por meio da tecnologia.
O planejamento estratégico da empresa apresenta três características principais: é projetado no longo prazo; está voltado para as relações entre a empresa e o seu ambiente de tarefa; e envolve a empresa como uma totalidade. Logo, é genérico, direcionado a longo prazo e macroorientado, e exige a participação integrada dos demais níveis da empresa: do nível intermediário, por meio dos planos táticos, e do nível operacional, por meio dos planos operacionais.
Qual é a extensão de distribuição?
•Pode
ser: intensiva, exclusiva e seletiva:
Intensiva: produtos de massa e de baixo valor.
Ex.: refrigerantes, chicletes e balas, etc.
Seletiva: em geral, produtos de alto valor onde o
fabricante estabelece áreas e/ou vendedores específicos que os distribuirão à
clientes especiais. Ex.: alguns produtos de marcas famosas como Rolex, Prada,
etc.
A Análise SWOT é uma ferramenta largamente utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenários. O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threat).
E
XERCÍCIO
1. O planejamento consiste em um conjunto de decisões e ações estratégicas que
determinam o desempenho de uma empresa ao longo de determinado período. Esse
tipo de planejamento
inclui obrigatoriamente:
inclui obrigatoriamente:
2. Quais são algumas das etapas envolvidas no processo de planejamento?
3. O que é diagnóstico estratégico?
Aula 06 - Os tipos de benefícios do Planejamento
O planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da empresa é denominado planejamento tático. Ele representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais voltados para a execução das tarefas e operações.
O planejamento tático aborda uma área específica (como um departamento ou uma divisão da empresa) no médio prazo e procura limitar as variáveis envolvidas para reduzir a incerteza provinda do ambiente externo por meio do planejamento estratégico e permitir a programação necessária no nível operacional.
Plano de produção: Envolvem métodos e tecnologias necessárias para as pessoas em seu trabalho, arranjo físico do trabalho e equipamentos como suportes para as atividades e tarefas.
Plano financeiros: Abrangem captação e aplicação do dinheiro necessário para suportar as várias operações da organização.
Plano de marketing: referem-se aos requisitos de vender e distribuir bens e serviços no mercado e atender ao cliente.
Plano de recursos humanos: dizem respeito a recrutamento, seleção e treinamento das pessoas nas várias atividades da organização.
O planejamento operacional : Este planejamento envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetidos a um processo reducionista típico da abordagem de sistema fechado.
O planejamento operacional apresenta as seguintes características:
( 2 ) Uma das características é: preocupa-se basicamente com o que fazer e como fazer, e está voltado para a otimização e a maximização de resultados.
( 1 ) Aborda uma área especifica no médio prazo e procura limitar as variáveis envolvidas para reduzir a incerteza provinda do ambiente externo por meio do planejamento estratégico e permitir a programação necessária no nível operacional.
( 1 ) As principais características são: é projetado para o futuro próximo ou atividade atuais da empresa em nível de departamentos e está relacionado com o controle e integração das operações atuais da empresa, focalizando a alocação de recursos.
( 2 ) Envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetidos a um processo reducionista típico da abordagem de sistema fechado.
O desenho departamental está relacionado com a estrutura organizacional dos departamentos ou divisões da empresa, isto é, com o esquema de diferenciação e de integração no nível intermediário da empresa. Essa diferenciação pode ocorrer de duas formas: vertical e horizontal.
A diferenciação vertical ocorre pelo arranjo hierárquico das unidades e posições na empresa (cadeia escalar), ao passo que a diferenciação horizontal ocorre pelo desdobramento de diversos departamentos ou divisões especializadas dentro de um mesmo nível hierárquico.
A departamentalização ainda pode ser por período e pela amplitude de controle:
DIREÇÃO O QUE É?
A motivação é um aspecto importante na gerência. Ela pode ser explicada por dois fatores: higiênicos (ou extrínsecos ao cargo) e motivacionais (intrínsecos ao cargo).
O segundo aspecto importante da gerência é a liderança, ou seja, a influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana para o alcance de objetivos específicos.
A liderança pode ser explicada:
O processo de comunicação é constituído de sete etapas: ideação, codificação, transmissão, canal, recepção, decodificação e ação, mas é influenciado por quatro elementos: linguagem, retroação, percepção e ruído. Também pode ser influenciado por barreiras técnicas, semânticas e humanas.
EXERCÍCIO
1- A direção envolve todos os processos por meio dos quais se procura influenciar os empregados para que ajam dentro das expectativas e consigam atingir ou mesmo superar os objetivos planejados pela empresa.CERTO
2- De acordo com a abordagem contingencial, a motivação de produzir depende de expectativas, recompensas e relações entre ambas na qual os resultados intermediários dependem dos resultado finais esperados.CERTO
3- O processo de comunicação é influenciado por quatro elementos: linguagem, retroação, percepção e ruído. CERTO
ATIVIDADE
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
....
O planejamento elaborado em cada departamento no nível intermediário da empresa é denominado planejamento tático. Ele representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais voltados para a execução das tarefas e operações.
O planejamento tático aborda uma área específica (como um departamento ou uma divisão da empresa) no médio prazo e procura limitar as variáveis envolvidas para reduzir a incerteza provinda do ambiente externo por meio do planejamento estratégico e permitir a programação necessária no nível operacional.
- o tomador de decisão;
- os objetivos a alcançar;
- as preferências ou valores envolvidos;
- os cursos de ação alternativos;
- os estados ambientais da natureza;
- as consequências de cada curso de ação disponível.
Plano de produção: Envolvem métodos e tecnologias necessárias para as pessoas em seu trabalho, arranjo físico do trabalho e equipamentos como suportes para as atividades e tarefas.
Plano financeiros: Abrangem captação e aplicação do dinheiro necessário para suportar as várias operações da organização.
Plano de marketing: referem-se aos requisitos de vender e distribuir bens e serviços no mercado e atender ao cliente.
Plano de recursos humanos: dizem respeito a recrutamento, seleção e treinamento das pessoas nas várias atividades da organização.
O planejamento operacional : Este planejamento envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetidos a um processo reducionista típico da abordagem de sistema fechado.
O planejamento operacional apresenta as seguintes características:
- é montado na base de processos programáveis e com técnicas computacionais;
- preocupa-se basicamente com o que fazer e como fazer, e está voltado para a otimização e a maximização de resultados;
- tem caráter imediatista, abrangência estritamente local e se caracteriza pelo detalhamento com que estabelece as tarefas e operações. Seu problema básico é a eficiência.
• Plano
alternativo que prepara a organização para situações de emergência;
• Se
algo pode dar errado, então temos que nos preparar para enfrentar e solucionar os
problemas;
• Seu objetivo é o de reduzir os impactos de ocorrências indesejáveis sobre o negócio;
•
Também são utilizados para o planejamento de sucessão de executivos.
EXERCÍCIO
Leia as frases abaixo e marque 1 para planejamento tático e 2 para planejamento operacional.( 2 ) Uma das características é: preocupa-se basicamente com o que fazer e como fazer, e está voltado para a otimização e a maximização de resultados.
( 1 ) Aborda uma área especifica no médio prazo e procura limitar as variáveis envolvidas para reduzir a incerteza provinda do ambiente externo por meio do planejamento estratégico e permitir a programação necessária no nível operacional.
( 1 ) As principais características são: é projetado para o futuro próximo ou atividade atuais da empresa em nível de departamentos e está relacionado com o controle e integração das operações atuais da empresa, focalizando a alocação de recursos.
( 2 ) Envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetidos a um processo reducionista típico da abordagem de sistema fechado.
Olá, agora você irá responder às questões e exercícios referentes ao registro
de frequência desta aula. Como você já sabe, a sua presença é computada a partir
da finalização das atividades e exercícios que compõem este registro, e o
procedimento é o mesmo a cada aula.
Lembre-se de que tais atividades e exercícios não valem ponto na avaliação da disciplina, mas são importantes para marcar sua presença na sala de aula virtual.
IMPORTANTE: Para concluir esse registro, clique em Registrar frequência no final das questões. Somente aparecerá esta opção caso você tenha respondido a todas as questões.
ATIVIDADE
Lembre-se de que tais atividades e exercícios não valem ponto na avaliação da disciplina, mas são importantes para marcar sua presença na sala de aula virtual.
IMPORTANTE: Para concluir esse registro, clique em Registrar frequência no final das questões. Somente aparecerá esta opção caso você tenha respondido a todas as questões.
ATIVIDADE
1.
Para que um planejamento possa ter sucesso não se deve deixar de
prever:
2.
Os planos operacionais podem ser desdobrados em:
3.
Sobre os benefícios esperados do planejamento podemos dizer
quer:
AULA 08 - DEPARTAMENTALIZAÇÃO
O desenho departamental está relacionado com a estrutura organizacional dos departamentos ou divisões da empresa, isto é, com o esquema de diferenciação e de integração no nível intermediário da empresa. Essa diferenciação pode ocorrer de duas formas: vertical e horizontal.
A diferenciação vertical ocorre pelo arranjo hierárquico das unidades e posições na empresa (cadeia escalar), ao passo que a diferenciação horizontal ocorre pelo desdobramento de diversos departamentos ou divisões especializadas dentro de um mesmo nível hierárquico.
Adhocracia
é um tipo de estrutura organizacional que se opõe ao modelo burocrático, mais rígido e
lento. A Adhocracia é um modelo mais flexível e mutável
que tem mais facilidade de responder às mudanças do ambiente. É A FORMA DE DESCENTRALIZAÇÃO QUE PERMITE A PARTICIPAÇÃO DOS EMPREGADOS NAS DECISÕES.
- Na departamentalização por período, são agrupadas na mesma unidade pessoas que trabalham no mesmo turno.
- Já na departamentalização pela amplitude de controle, é agrupado na mesma unidade o número máximo de pessoas que o chefe pode supervisionar eficientemente. As demais pessoas formarão outra unidade e, assim, sucessivamente (por exemplo, Unidade de Produção I, Unidade de Produção II, Unidade de Produção III).
- A centralização se refere à localização e distribuição da autoridade para tomar decisões nas organizações.Pode-se dizer que nas situações em que a maioria das decisões é tomada pelos dirigentes do nível estratégico, a organização é centralizada.
- Já a descentralização está presente quando o processo decisório é delegado pelos dirigentes do nível estratégico aos gerentes de linha e destes para o pessoal do nível operacional.
ATIVIDADE
1.Enquanto a departamentalização por clientela envolve a diferenciação e
agrupamento das atividades da empresa de acordo com o tipo de clientes para o
qual o trabalho é executado, no sentido de alcançar a máxima satisfação do
cliente, a departamentalização por localização geográfica requer diferenciação e
agrupamento de atividades de acordo com o local onde o trabalho é
desempenhado.
2.A especialização horizontal ou departamentalização ocorre numa organização
quando:
3.Entre as razões para acelerar o processo de descentralização da autoridade
nas empresas encontramos:
Função
administrativa responsável pela condução e pela orientação da ação organizacional por meio da dinamização das atividades realizadas em todas as áreas e níveis da organização.
•Se
apoia na autoridade formal. Depende de estrutura organizacional (hierarquia) para ser exercida.
• A
direção formal é conferida a um ocupante de cargo.
• O
poder pertence à organização e é exercida pelo ocupante do cargo.
•
Dirigir é exercer autoridade e ser responsável pelas decisões que tomar.
Teorias X e Y de Douglas McGragor
•Teoria
X é a concepção tradicional de direção e controle baseada na desconfiança dos gestores em relação aos subordinados.
• Os
indivíduos são pouco ambiciosos, preguiçosos, não querem assumir responsabilidades, preferem ser dirigidos e querem garantias sobre tudo (de emprego, assitência médica, etc.)
• Para
o gestor X os indivíduos precisam ser coagidos, dirigidos e controlados de modo a obrigalos
a trabalhar.
•Teoria
Y McGregor descreve a integração entre os objetivos individuais e organizacionais.
• O
gestor Y tende a agir de forma mais participativa dando mais liberdade e responsabilidade aos subordinados.
• O
gestor Y acredita que as pessoas são dedicadas e possuem iniciativa.
SISTEMAS DE ADMINISTRAÇÃO DE
RENSIS LIKERT
•Sistema
1 – Autoritário/Coercitivo: autocrático, não permite
a participação do indivíduo. Define como tudo deve ser e exige que seja feito como determinado. A coerção é considerada a melhor forma de motivar os indivíduos;
•
Sistema 2 – Autoritário/Benevolente: menos rígido, mas ainda centralizador. Já se percebe alguma liberdade para
tomar pequenas decisões nos níveis mais baixos.
•Sistema
3 – Consultivo: a alta administração pede sugestões
aos níveis inferiores, ainda mantendo para si as funções
de direção e de controle, melhorando os processos de comunicação. As decisões operacionais são delegadas aos níveis inferiores (operacional) que executam as tarefas.
•
Sistema 4 – Participativo: o mais democrático. Descentraliza
as decisões por considerar que o papel da direção e o de assegurar que as melhores decisões sejam tomadas. A direção deposita confiança na equipe.
A função administrativa de direção no nível institucional da empresa:
- é a responsável pela condução e pela orientação da ação empresarial por meio da dinamização das atividades realizadas em todas as áreas e níveis da empresa;
- é uma função predominantemente voltada para o desempenho das pessoas, pois estas são os recursos que vivificam os demais recursos empresariais.
EMPOWERMENT
“EMPODERAMENTO” AOS EMPREGADOS
A gestão participativa está substituindo rapidamente a velha gestão autocrática do passado. Ela utiliza amplamente o conceito de empowerment no sentido de dar importância e autonomia às pessoas. Para tanto, o administrador precisa utilizar os alavancadores do empowerment.
- Essencial à gestão participativa.
- Característica de uma gestão descentralizada;
- Transfere-se parte das decisões aos indivíduos;
- Confiança mútua;
- Tende à motivação dos empregados
As necessidades humanas estão dispostas em uma hierarquia: as necessidades primárias (necessidades fisiológicas e as de segurança) estão abaixo e as necessidades secundárias (necessidades sociais, de estima e de autorrealização) estão acima. As necessidades inferiores monopolizam o comportamento por serem mais prementes; contudo, à medida que são satisfeitas, as necessidades superiores começam a se manifestar.
A motivação é um aspecto importante na gerência. Ela pode ser explicada por dois fatores: higiênicos (ou extrínsecos ao cargo) e motivacionais (intrínsecos ao cargo).
A motivação também pode ser explicada por uma abordagem contingencial. De acordo com essa abordagem, a motivação de produzir depende de expectativas, recompensas e de relações entre ambas, na qual os resultados intermediários dependem dos resultados finais esperados.
A liderança pode ser explicada:
- pelos traços de personalidade do líder ou por estilos de liderança (autoritária, liberal e democrática ou liderança centrada na tarefa versus liderança centrada nas pessoas);
- por certas habilidades gerenciais básicas (como a Teoria 3-D da eficácia gerencial);
- por teorias situacionais (ou contingenciais) que consideram o líder, os subordinados e a situação como três forças interagentes;
- por um modelo contingencial que considera o poder da posição do líder, a estrutura da tarefa a ser executada pelos membros e as relações líder-membros.
O processo de comunicação é constituído de sete etapas: ideação, codificação, transmissão, canal, recepção, decodificação e ação, mas é influenciado por quatro elementos: linguagem, retroação, percepção e ruído. Também pode ser influenciado por barreiras técnicas, semânticas e humanas.
EXERCÍCIO
1- A direção envolve todos os processos por meio dos quais se procura influenciar os empregados para que ajam dentro das expectativas e consigam atingir ou mesmo superar os objetivos planejados pela empresa.CERTO
2- De acordo com a abordagem contingencial, a motivação de produzir depende de expectativas, recompensas e relações entre ambas na qual os resultados intermediários dependem dos resultado finais esperados.CERTO
3- O processo de comunicação é influenciado por quatro elementos: linguagem, retroação, percepção e ruído. CERTO
ATIVIDADE
1.A função direção é basicamente uma atividade que envolve:
Avaliação: ADM1287_ AV2_ INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS GERENCIAIS | ||
Tipo de Avaliação: AV2 | ||
Aluno: 200902220309 - FRANCO MARTINS FROTA | ||
Professor: | JANAINA DE CARVALHO AGUIA | Turma: 9008/AA |
Nota da Prova: Nota do Trabalho: 0 Nota de Participação: 0 Data: 28/08/2013 14:25:02 |
1a Questão (Cód.: 176342) | Pontos: |
Durante a última década surgiram diversas normas e regulamentos relativos à implementação de sistemas de gestão ambiental. Um exemplo dessas normas é a série: | ||
ISO 26000 | ||
ISO 9001 | ||
ISO 14000 | ||
ISO 9004 | ||
SA8000 | ||
2a Questão (Cód.: 175841) | Pontos: |
Rogério, diretor geral da empresa Vida Mansa, está com dificuldade de acompanhar e monitorar o desempenho financeiro, junto com o progresso na construção de capacidades e na aquisição dos ativos intangíveis necessários para o crescimento futuro da empresa. Na situação descrita, considera-se que Rogério deve implementar um metodologia que lhe permita ter uma visão balanceada e integrada de toda a organização. Com o intuito de contribuir na gestão estratégica, o diretor deve implementar em sua empresa: | ||
Terceirização | ||
Balanced Scorecard (BSC) | ||
Reengenharia | ||
Downsizing | ||
Análise SWOT | ||
3a Questão (Cód.: 138659) | Pontos: |
Toda organização esta sujeita a influências de dois tipos de ambientes, o ambiente interno e o ambiente externo. O ambiente externo é dividido em ambiente direto, ou microambiente, e ambiente indireto, ou macro-ambiente. Em cada um deles, temos variáveis atuando e influenciando seu comportamento. Assinale a opção onde encontram-se variáveis que representam influências do macro-ambiente: | ||
Recursos naturais disponíveis, mão-de-obra local, escoamento do produto, perfil do cliente, concorrência. | ||
Política local, poder econômico dos clientes, Ecológica, concorrência, demográficas. | ||
Política local, poder econômico dos clientes, insumos disponíveis, concorrência, legalização da empresa. | ||
Tecnológicas, Políticas, Econômicas, Legais, Sociais, Demográficas, Ecológica. | ||
Meio ambiente, mão-de-obra qualificada, concorrência desleal, demanda sob o produto, insumos disponíveis. | ||
4a Questão (Cód.: 155559) | Pontos: |
Os planos táticos geralmente se referem a: planos de produção, planos financeiros, planos de marketing e planos de recursos humanos. Em relação aos planos de marketing, podemos dizer que | ||
Envolvem métodos e tecnologias necessárias para as pessoas em seu trabalho, arranjo físico do trabalho e equipamentos como suportes para as atividades e tarefas. | ||
Envolvem recursos de distribuição e armazenamento de matéria prima, além da administração dos materiais em estoque. | ||
Referem-se aos requisitos de vender e distribuir bens e serviços no mercado e atender ao cliente. | ||
Dizem respeito a recrutamento, seleção e treinamento das pessoas nas várias atividades da organização. | ||
Abrangem captação e aplicação do dinheiro necessário para suportar as várias operações da organização. | ||
5a Questão (Cód.: 138743) | Pontos: |
Para que as funções do administrador funcionem na prática e proporcionem resultados eficientes, eficazes e efetivos, a retroação, também conhecida por feedback, é de fundamental importância. Justifique essa afirmativa. | ||
Resposta: Retorno da informação, considerado como provimento de informação sobre o estado de um sistema ou em poucas palavras é um aproveitamento do que foi realizado para que se possa melhorar aquilo que foi feito. | ||
Gabarito: Padrão de resposta: o aluno deverá identificar o feedback como instrumento que possibilita ao gestor efetuar ajustes segundo as contingências internas e externas e que serve de par¿metro para o gestor tomar as decisões com menos risco e incerteza, dependendo do nível hierárquico em que ele se encontra e das atividades que realiza nas organizações e fora dela. | ||
6a Questão (Cód.: 176333) | Pontos: |
A globalização aumenta a competição entre as organizações e surgem oportunidades e ameaças. Para auxiliar as empresas, Michael Porter propõe a análise de cinco forças, são elas EXCETO: | ||
Poder de barganha dos clientes. | ||
Ação do governo. | ||
Rivalidade entre concorrentes. | ||
Poder de barganha dos fornecedores. | ||
Ameaça de novos entrantes. | ||
7a Questão (Cód.: 176351) | Pontos: |
Uma ação considerada socialmente responsável é a publicação do balanço social. Essa ação é importante porque, através dessa publicação, a sociedade pode avaliar: | ||
Conhecer os programas de ações sociais voluntárias praticadas pelos funcionários da empresa. | ||
Conhecer o código de ética da empresa. | ||
A situação financeira da empresa. | ||
Conhecer as ações sociais da empresa e avaliar seus resultados. | ||
Os resultados contábeis do exercício. | ||
8a Questão (Cód.: 138655) | Pontos |
Podemos identificar com características da Visão das organizações: | ||
É a razão da existência da organização. É a finalidade ou o motivo pelo qual a organização existe, funciona com um propósito orientador para aglutinar esforços de seus membros para atingir os seus objetivos. | ||
Servem de guia para o comportamento dos empregados e da organização junto aos cliente, fornecedores e sociedade. | ||
Visão é uma meta desafiadora, descreve o que a organização quer ser no futuro e estabelece uma identidade comum quanto aos propósitos da organização para o futuro. | ||
É um marco intermediário que irá garantir alcance do planejamento estratégico. | ||
A visão da empresa esta colocada fora de suas fronteiras e centrada na sociedade, refletindo os valores e prioridades da organização. | ||
9a Questão (Cód.: 155543) | Pontos: |
O planejamento tático representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais voltados para a execução das tarefas e operações. Assinale a opção que apresenta características deste planejamento. | ||
Aborda a empresa como um todo; permitir a programação necessária no nível operacional; é projetado para médio prazo. | ||
Aborda uma área específica; permitir a programação necessária no nível estratégico; é projetado para curto prazo. | ||
Aborda uma área específica; permitir a programação necessária no nível operacional; é projetado para médio prazo. | ||
Aborda uma área específica; permitir a programação necessária no nível operacional; é projetado para longo prazo. | ||
Aborda uma área específica; permitir a programação necessária no nível estratégico; é projetado para médio prazo. | ||
10a Questão (Cód.: 155530) | Pontos: |
Nos níveis institucional, intermediário e operacional, o processo de controle apresenta quatro fases distintas, porém, interdependentes e interativas. Quais são estas fases? | ||
Resposta: planejamento estratégico(presidente), tático(gerencias), operacional(trabalhadores) | ||
Gabarito: O estabelecimento de padrões que deverão nortear o processo, a mensuração do desempenho a ser controlado, a comparação do desempenho atual com o desempenho esperado e a tomada de ação corretiva para ajustar o desempenho atual ao desempenho desejado. |
Avaliação: ADM1287_AV3_200902220309 » INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS GERENCIAIS | ||
Tipo de Avaliação: AV3 | ||
Aluno: 200902220309 - FRANCO MARTINS FROTA | ||
Professor: | JANAINA DE CARVALHO AGUIA | Turma: 9001/AA |
Nota da Prova: 5,0 de 10,0 Nota do Trab.: 0 Nota de Partic.: 0 Data: 13/09/2013 17:22:30 |
1a Questão (Cód.: 176347) | Pontos: 1,0 / 1,0 |
Criada em 1997 pelo Council on Economic Priorities Accreditation Agency (CEPAA), o SA8000 enfoca, primordialmente: | ||
A qualidade dos produtos. | ||
A qualidade do atendimento. | ||
A padronização dos processos. | ||
A responsabilidade ambiental. | ||
As relações trabalhistas. | ||
2a Questão (Cód.: 175825) | Pontos: 1,0 / 1,0 |
Função administrativa que serve de base para as demais funções que constituem o processo administrativo. | ||
Controle | ||
Organização | ||
Direção | ||
Planejamento | ||
Liderança | ||
3a Questão (Cód.: 138686) | Pontos: 0,0 / 1,0 |
Segundo Drucker, o administrador ¿É o elemento dinâmico e vital de qualquer empresa. Sem a sua liderança, os recursos da produção continuarão como recursos e nunca se transformarão em produção.¿ No nível institucional ou superior das organizações, o grau de habilidades conceituais, humanas e técnicas requeridas dos Administradores em cargos gerenciais são: | ||
Habilidade Conceitual Menor, Habilidade Humana Ampla, Habilidade Técnica Média. | ||
Habilidade Conceitual Ampla; Habilidade Humana Ampla; Habilidade Técnica Ampla. | ||
Habilidade Conceitual Média; Habilidade Humana Ampla e Habilidade Técnica Média. | ||
Habilidade Conceitual Menor; Habilidade Humana Média e Habilidade Técnica Ampla. | ||
Habilidade Conceitual Ampla; Habilidade Humana Média e Habilidade Técnica Menor. | ||
4a Questão (Cód.: 155523) | Pontos: 0,0 / 1,0 |
O clima organizacional é a qualidade do ambiente que é percebida ou experimentada pelos participantes da empresa e que influencia o seu comportamento. O que produz este clima nas organizações? | ||
O estado motivacional das pessoas. | ||
As políticas da empresa. | ||
As recompensas salariais. | ||
Os prémios por atingimento de metas. | ||
A responsabilidade social da empresa. | ||
5a Questão (Cód.: 176331) | Pontos: 1,0 / 1,0 |
Em relação a classificação das tecnologias, analise as opções que devem representar características da produção unitária ou oficina e responda: I) Artesanal. II) Baixíssimo nível de produção. III) Em geral, por encomenda. IV) Mais comum depois do século XIX. | ||
I, III, e IV são verdadeiras. | ||
I, II e III são verdadeiras. | ||
II, III, e IV são verdadeiras. | ||
Apenas I e II são verdadeiras. | ||
I, II e IV são verdadeiras. | ||
6a Questão (Cód.: 176350) | Pontos: 0,0 / 1,0 |
Durante a última década surgiram diversas normas e regulamentos relativos à implementação de sistemas de gestão ambiental, salientando-se a mundialmente conhecida Norma ISO 14001:1996. Assinale a opção que NÃO representa um benefício que uma empresa pode atingir através da sua implantação são: | ||
Redução do seguro de investimentos. | ||
Redução dos riscos de responsabilidade de despoluição. | ||
Habilidade para correção de problemas potenciais antes de causar danos ambientais. | ||
Redução do acesso aos fundos de investimento. | ||
Redução do custo de energia. | ||
7a Questão (Cód.: 176339) | Pontos: 1,0 / 1,0 |
Uma vez que o contexto ambiental muda dinamicamente a cada instante, as empresas precisam continuamente redistribuir, reajustar e reconciliar seus recursos e competências disponíveis com seus objetivos e com as oportunidades percebidas no ambiente tarefa. Atualmente, os negócios obedecem a uma nova e diferente ordem mundial de operação e competição. Tendo como base esse novo contexto, analise as afirmações propostas e responda: I) As empresas globais utilizam tecnologia e práticas avançadas de negócios que ultrapassam as barreiras de diferentes histórias, línguas, culturas, padrões de comunicação, sistemas regulatórios e estruturas econômicas. II) O dinheiro move-se livremente, virtualmente e instantaneamente de um lugar para o outro. II) As estratégias hoje procuram atender às crescentes demandas do dinâmico mundo de negócios. As empresas agora consideram um conjunto de tendências dinâmicas que estão mudando o seu entorno. | ||
Apenas I e II são verdadeiras | ||
Todas as afirmações são falsas | ||
Todas as afirmações são verdadeiras | ||
Apenas II e III são verdadeiras | ||
Apenas I e III são verdadeiras | ||
8a Questão (Cód.: 176340) | Pontos: 1,0 / 1,0 |
Atualmente, as formas de trabalho ganham novas feições e o emprego passa por redefinições profundas. Nesse contexto, o setor de serviços tem adquirido grande importância. Analise as afirmativas e responda: I) O setor de serviços já significa porto seguro para o emprego em numerosas nações, em especial aquelas que, como os Estados Unidos, deslocaram a produção industrial para outros países, concentrando os esforços de sua população economicamente ativa nos serviços. II) O Brasil precisa avançar no setor de serviços, ampliando as oportunidades e atividades para as quais tem efetiva vocação. III) O novo perfil do emprego é decorrente das mudanças na economia e das mudanças promovidas pelas empresas. | ||
Todas as afirmações são falsas | ||
Apenas II e III são verdadeiras | ||
Todas as afirmações são verdadeiras | ||
Apenas I e II são verdadeiras | ||
Apenas I e III são verdadeiras | ||
9a Questão (Cód.: 176322) | Pontos: 0,0 / 1,0 |
Alfredo, comprador da MSV Indústria e Comércio Ltda., está muito preocupado. Um de seus fornecedores de matéria prima ameaçou não entregar a remessa caso uma nova cláusula não seja incluída no contrato. Gomercindo, seu gerente, disse que ele não deveria ficar tão preocupado. Se a compra não fosse realizada com aquele fornecedor, a empresa compraria de outro. Nessa situação, entende-se que, segundo Michael Porter, existe: | ||
Uma ameaça de produtos substitutos. | ||
Poder de barganha do cliente. | ||
Uma ameaça de novos entrantes. | ||
Rivalidade entre concorrentes. | ||
Poder de barganha do fornecedor. | ||
10a Questão (Cód.: 176348) | Pontos: 0,0 / 1,0 |
Trabalhar a responsabilidade socioambiental em uma empresa deve ser visto como um investimento que traz vantagens para a empresa. Assinale a opção que NÃO representa uma dessas vantagens. | ||
Aumento do acesso aos fundos de investimentos. | ||
Melhoria da relação com clientes. | ||
Aumento do custo de disposição de resíduos. | ||
Melhoria da imagem. | ||
Redução de seguro de investimentos. |
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